Mês de dezembro é dedicado à prevenção ao câncer de pele

02/12/2019 17:47:33

Os números de câncer de pele no Brasil são alarmantes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele. Por isso, a Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho integrou-se à Campanha Nacional Dezembro Laranja e instituiu um mês inteiro dedicado à conscientização sobre a doença.

A lei nº 8.518/2019, publicada em 22 de julho deste ano, determina diversas ações de reflexão e conscientização sobre a temática e a adoção de medidas preventivas, bem como a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Cada unidade de saúde do município está desenvolvendo suas ações.

Sobre o câncer da pele

De acordo com o INCA este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta que as pessoas examinem o aparecimento de manchas e pintas com regularidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois, muitas vezes, os cânceres podem aparecer em regiões que não é possível reconhecer sozinho. Ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.

Como evitar

As recomendações básicas da SBD incluem evitar a exposição ao sol em horários de maior incidência solar (das 9h às 15h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.