Agência da Receita Estadual corre o risco de ser fechada em Carazinho

14/08/2019 16:47:22

O Poder Legislativo de Carazinho enviou, nesta quarta-feira, dia 14, um ofício aos deputados estaduais que representam ou apoiam o município, pedindo para que intercedam junto ao Governo do Estado, a fim de que seja mantida a Agência da Receita Estadual de Carazinho. Ao tomar conhecimento do possível fechamento da unidade, o presidente, Daniel Weber, encaminhou o documento lembrando que a seção é muito importante estrategicamente, já que atende 19 municípios da região. “Estamos inconformados porque esta decisão foi tomada de forma abrupta e intempestiva que vai prejudicar tanto o cidadão quanto os pequenos empresários, escritórios de contabilidade, advocacia e produtores rurais, que representam um percentual significativo da nossa região”, diz. Weber acredita que com a mobilização política dos representantes regionais será possível, no mínimo, provocar o debate sobre os motivos que levam ao fechamento e as formas de minimizar a situação.

De acordo com as informações obtidas, os municípios e os servidores atendidos pela unidade de Carazinho serão transferidos para Passo Fundo. O objetivo da mudança, segundo o governo estadual, seria conter gastos a fim de diminuir o déficit das contas pública e otimizar o trabalho dos servidores. Weber alerta, no ofício, que o possível fechamento da unidade, além de não gerar impacto financeiro significativo na redução de gastos do Estado, burocratizará as atividades dos contribuintes que necessitarão de atendimento do fisco, tendo de fazer um deslocamento para a cidade vizinha. “Esperamos, no mínimo, poder discutir sobre esta decisão com os envolvidos. Carazinho já é sede de outros órgãos governamentais importantes como por exemplo, o Batalhão da Brigada Militar, e mesmo que haja a centralização, acho que trará muitos prejuízos aos carazinhenses e à comunidade regional”, alerta.