Notícias

Legislativo cobra maior fiscalização na finalização de obras de esgoto da Corsan

17/06/2019 21:02 - 17/06/2019 21:02:17

Os vereadores de Carazinho cobraram esclarecimentos do Executivo Municipal quanto à fiscalização na recuperação das ruas atingidas pelas obras de extensão da rede coletora de esgoto realizadas pela Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). Em diversas sessões plenárias os parlamentares questionaram o serviço da empresa, principalmente no que tange a demora no fechamento de abertura feita em asfaltos, calçamentos e calçadas, além dos desníveis deixados após as obras. Por isso, nesta segunda-feira, dia 17, através de uma convocação da Casa, solicitada pelo presidente Daniel Weber e pelo vereador Anselmo Britzke (Gauchinho), a secretária de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, Vanderlise Girardelli, acompanhada de integrantes de sua equipe, esteve na tribuna falando sobre o assunto. Um levantamento fotográfico chegou a ser apresentado durante a sessão comprovando os problemas apontados pelos vereadores.

A secretária Vanderlise lembrou que as obras, as quais iniciaram ainda no ano passado e que são de responsabilidade da Corsan, terão, em sua primeira fase, um investimento de R$ 19 milhões a ser executado em dois anos; enquanto que, em um segundo momento, com a efetivação da Estação de Tratamento de Esgotos, chegará a R$ 40 milhões. A secretária concordou que, uma obra da magnitude como a que está sendo executada, infelizmente, ocasiona diversos transtornos para a comunidade e para a cidade, porém, no futuro, o benefício será significativo. “Nós estamos trabalhando para que ocorra menos transtorno possível para a comunidade, por isso, estamos buscando ouvir a todos para minimizar estes pontos mais complicados e cobrar dos responsáveis que sejam solucionados. A gente já tem conseguido bons avanços, mas sabemos que é ainda apenas a primeira etapa e ainda haverá mais a ser feito, por isso, pedimos um pouco de paciência”, destacou.

O engenheiro Giovanni Fiorese também falou sobre o contrato e respondeu diversos questionamentos dos vereadores, lembrando que a Corsan mantêm diversas linhas de trabalho. Segundo ele, os transtornos apontados estão sendo corrigidos, a Corsan está cumprindo os prazos do contrato e aquelas situações que não estão de acordo, estão sendo notificadas à empresa. Ele ainda alertou que o contrato prevê, em breve, os trabalhos em ruas de grande tráfego, o que certamente ocasionará mais problemas, mas que serão imprescindíveis para o crescimento da cidade. “Apesar destes transtornos, quando terminarmos estaremos em outro patamar. De qualquer forma, vamos olhar com cuidado os pedidos de vocês e qualquer ajuda na questão de fiscalização será bem vinda. Fico à disposição de todos”, enfatizou.

O presidente Daniel Weber, em nome dos vereadores, agradeceu a presença da equipe da secretaria, e solicitou que os pedidos dos vereadores sejam levados até os responsáveis pela obra, e que a fiscalização seja intensificada. “Foi muito bom podermos entender como funciona esta fiscalização e o que está sendo previsto. Mas este é nosso papel, ser intermediário da comunidade na busca de soluções para este problema que preocupa a comunidade”, disse.

 

Anteprojeto

O vereador Ivomar de Andrade (Tomate) aproveitou a oportunidade e entregou um anteprojeto sugerindo que a Corsan coloque a rede de espera no passeio público e não nas vias de rolamento, diminuindo assim, os problemas nas ruas.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×