Saúde, educação e segurança pautam sessão do programa Juventude Legislativa

14/06/2019 11:07:52

Saúde, educação e segurança foram os pedidos dos vereadores do programa Juventude Legislativa durante a sessão plenária desta quinta-feira, dia 13 de junho. Assim como acontece na sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Carazinho os estudantes das escolas do município dispuseram de tempo para falar sobre as proposições e, ainda, suas ações de fiscalização. Ao total sete matérias já foram protocoladas na Casa, mas, além disso, muitos deles já estão visitando os moradores ou equipamentos públicos de suas comunidades para avaliar as demandas e trazer até o Legislativo.

A presidente Raniéri Lorenzon avaliou positivamente o encontro e ressaltou a qualidade das ideias propostas pelos colegas que vão beneficiar toda a comunidade. “Foi uma boa sessão, bons projetos defendidos, todos em busca do bem da comunidade. Acredito que tenha sido uma boa experiência e, se continuar assim, vai ser ainda melhor. Muitos de nós já estamos visitando os locais, entendendo o processo o atendimento e o porquê do funcionamento daquela maneira, para poder assim, trazer soluções mais acertadas”, esclareceu.

O presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Weber, parabenizou os alunos e se surpreendeu com a busca dos vereadores juvenis em entender o funcionamento da Casa e se posicionar como representante de suas comunidades. “Este é um projeto muito importante não só para o Legislativo, mas para toda a cidade, porque estamos fomentando nos jovens a ideia de fazer política, de ser representante, tomar a frente dos problemas e propor soluções. Estamos muito felizes com o resultado”, ratificou.

Os vereadores Gian Pedroso e João Pedro Albuquerque de Azevedo também acompanharam a sessão plenária. Agora os alunos continuam desenvolvendo as atividades com o acompanhamento dos parlamentares e servidores do Poder Legislativo. Ainda estão previstas outras duas sessões plenárias: dias 08 de agosto e 10 de outubro.

Confira abaixo o teor das solicitações dos vereadores do Juventude Legislativa

Diuli Flaviane Andrade Kaempfer

Solicita estudos sobre viabilidade do retorno do ônibus da saúde que fazia acompanhamento dentário e nutricional nas escolas municipais.

Diuli Flaviane Andrade Kaempfer

Solicita pintura da faixa de segurança na Rua Júlio Rosa Teixeira no Bairro Santa Terezinha.

Camille Mello Boeira

Sugere ao Executivo Municipal a contratação de um professor para dar aulas em oficinas de violão na rede municipal de ensino.

Ygor Emanoel Gonçalves Ayres

Solicita melhorias na Rua Otto Albino Guerardt no Bairro Sommer.

Ygor Emanoel Gonçalves Ayres

Solicita estudos da viabilidade do retorno do Ônibus Verdão, da Secretaria da Educação.

Requerimento de pedido de Providência

Pedro Henrique Fernandes Jorge

Solicita que sejam realizadas melhorias na Praça Vasco Osvaldo Moreira, Bairro Medianeira, em frente à Rua Coronel Peri Sampaio de Quadros.

Requerimento de Aplausos

Ygor Emanoel Gonçalves Ayres

Ofício de congratulações à EMEF Rufino Leal pela passagem dos 58 anos de atividades escolares.

Entenda

O Programa Juventude Legislativa de Carazinho foi criado em 2017 e abrange estudantes entre o 9° ano do Ensino Fundamental e 2° ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município que vivenciam durante o ano o dia a dia de um vereador e o funcionamento da Casa Legislativa. Eles buscam propor ações, acompanhar os eventos da cidade e participar das sessões realizadas pela Casa.

Acesse a Galeria de Fotos

ANEXOS