Escolas de Carazinho poderão ter educação alimentar e nutricional

08/04/2019 20:52:39

Os vereadores de Carazinho aprovaram por unanimidade  o projeto de lei 017/19 que prevê a inclusão da educação alimentar e nutricional como tema transversal no currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nas unidades de ensino municipais. Na última semana os vereadores já tinham derrubado o parecer inviável da Comissão de Justiça e Finanças, que, assim como a Procuradoria da Casa, entendia este ser um projeto inconstitucional por disciplinar matéria que é de competência do Poder Executivo.

A ideia da proposição, proposta pelo vereador Ivomar Tomate de Andrade, é que este processo de aprendizagem seja contínuo e integrado às disciplinas existentes e não com criação de uma nova. O vereador explicou que é de conhecimento geral o significativo aumento da taxa de obesidade infanto-juvenil, com consequente incidência de doenças como diabetes, hipertensão, anemia, dislipidemias e outras, devido a má alimentação das crianças. Para ele, a formação de hábitos alimentares saudáveis e equilibrados na primeira infância é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social dos infantes. “É na escola onde os programas de educação e saúde, no caso em questão educação alimentar, podem ter a sua maior repercussão beneficiando os alunos na infância e na adolescência. Eles precisam ser motivados e conscientizados a consumirem produtos mais saudáveis, e, por isso, desenvolver atividades para mobilização e conscientização dos alunos em favor de sua saúde, é um importante papel para a escola. Este é um projeto que já acontece em diversos outros municípios e nós não podemos ficar para trás”, disse Andrade. Os vereadores entenderam que o projeto não obrigava a inclusão de nova disciplina, mas que haveria a interdisciplinariedade e transversalidade entre as já existentes, e que, desta forma, não haveria vicio de origem e traria benefícios para a comunidade.

Outros projetos em adequação

O vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo durante a sessão solicitou pedido de vista aos dois projetos de sua autoria que também estavam na pauta. O PL 071/18 institui a "Semana Municipal da Atenção ao Idoso" e o PL 083/2018 inclui o evento "Setembro Amarelo - Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida" no calendário oficial do Município de Carazinho. O edil irá propor readequação às matérias, possivelmente através de uma emenda ou substitutivo.