Carazinho é a Capital da Hospitalidade e da Logística

25/02/2019 21:57:00

Apesar de três votos contrários, foi aprovado na noite desta segunda-feira, dia 25, pelo Poder Legislativo Municipal o projeto de lei que torna Carazinho a “Capital da Hospitalidade e da Logística”. A matéria de nº 08/19, tinha sido enviada pelo Executivo Municipal em janeiro, como forma de reconhecer o crescimento da cidade no setor já que o município já carrega o título de capital da hospitalidade.

De acordo com a justificativa da matéria, o município é o segundo no estado com a maior variação no Índice de Participação dos Municípios (IPM), com 128%. Além disso, o índice de participação de Carazinho no rateio do ICMS vem crescendo desde 2010 e se atribui a participação da logística a formação do valor adicionado. Segundo o Executivo, foi graças ao incremento deste setor, que o município, no período de 2011 a 2017 passou da 49a para a 17a posição no valor de retorno do ICMS entre os 497 municípios gaúchos.

Estes dados foram utilizados também pelos vereadores para justificar seus votos favoráveis ao projeto. Já o vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo, que tinha sugerido uma emenda ampliando o prazo de adaptação para produção de novos materiais, retirou a proposta, e se posicionou contrário ao projeto. Além de João Pedro, os vereadores Alaor Tomaz e Ivomar Tomate de Andrade, entenderam como negativo caracterizar, permanentemente, o município com apenas um setor econômico, porque há outros aspectos importantes na cidade que poderiam ser valorizados, e não apenas a arrecadação.

Com a aprovação tornará obrigatório o uso do slogan “Capital da Hospitalidade e da Logística”, nos cabeçalhos ou rodapés de todos os documentos oficiais, papéis timbrados e impressos da administração municipal de Carazinho, bem como materiais de marketing promocional e de caráter publicitário utilizados para divulgar o município. Os materiais sem este slogan poderão ser utilizados em até 6 meses, sendo necessário, a mudança nas próximas contratações.

Aprovação

Os demais projetos que estavam em pauta nesta segunda também foram aprovados, sendo que um deles, também recebeu três votos contrários. Trata-se do PL 096/18, de autoria do vereador Luis Fernando Costa, que permite que os Agentes Municipais de Trânsito portem, arma de energia elétrica.Um acordo permitiu que o representante do Sindicato dos Agentes de Trânsito, Conrado Serafin, utilizasse alguns minutos da sessão para posicionar-se sobre o projeto, explicando aos vereadores que a entidade entende que a arma em questão servirá para defesa dos agentes, que poderão optar em utilizar o equipamento ou não. Lembrou ainda que, assim como prevê a matéria, o uso do equipamento só poderá acontecer após os agentes receberem treinamento específico, ministrado por instrutor capacitado, e durante o serviço. Os vereadores Alaor Tomaz, João Pedro Albuquerque de Azevedo e Fábio Zanetti, votaram contra, sugerindo a necessidade do amadurecimento e ampliação do debate a cerca da implementação, porém, a maioria garantiu a aprovação.

Outros dois projetos foram aprovados por unanimidade. O primeiro foi o PL 012/19 de autoria do Executivo Municipal que autoriza abertura de crédito suplementar no Orçamento de 2019 no valor de pouco mais de R$ 1 milhão para reforço de recursos vinculados à Secretaria Municipal de Educação. Estes deverão ser utilizados para o custeio de despesa com serviços de limpeza em EMEIs e na aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar.

O outro é o projeto de lei de nº 114/18, de autoria da vereadora Janete Ross de Oliveira, que dispõe sobre a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil na rede pública e particular, tanto para os alunos e pais, quanto para os professores e funcionários. Para esta divulgação podem ser utilizados diversos modelos e instrumentos escolhidos pela escola, como debates, palestras, distribuição de material e etc. Na opinião da parlamentar, é imprescindível que toda a comunidade escolar entenda os direitos e deves que os envolvem na busca da consolidação do ECA.

Retorno De Loreno

A sessão desta segunda-feira também foi marcada pelo retorno do vereador Estevão De Loreno, que atuava como Secretário Municipal de Obras até a última sexta-feira. De Loreno explicou que a retomada da cadeira de parlamentar aconteceu devido a necessidade de esclarecimento de um projeto do Executivo que estará em análise em breve e que trata da mudança de servidores e máquinas das secretarias de Agricultura para Obras. Com esta alteração, será possível fazer um trabalho com mais interação e agilidade entre as secretarias, principalmente, em serviços na zona rural. Nesta terça-feira, De Loreno, já deve retornar ao cargo de secretário, reassumindo a vaga no Legislativo, o suplente Alexandre Capitanio.

PL nº 08/19 recebeu três votos contrários
Outros projetos tiveram aprovação unânime
Representante do Sindicato dos Agentes de Trânsito, Conrado Serafin,
De Loreno explica alterações no Executivo