Parceria entre Executivo e Legislativo

16/10/2018 16:53:00

Buscando incentivar hortas comunitárias em espaços públicos, com o envolvimento dos carazinhenses, a Secretaria Municipal de Agricultura acolheu, com bons olhos, o anteprojeto da vereadora Janete Ross de Oliveira, denominado “Mãos na Terra, Vamos Plantar!”.

Segundo a proposta, as hortas serão desenvolvidas pelos moradores em parceria com a Secretaria de Agricultura e demais parcerias a serem firmadas, tais como escolas agrícolas, acadêmicos, entre outros, que visa incentivar o plantio de hortaliças, frutas, legumes, plantas nativas, chás e ervas medicinais em espaços autorizados pelo Executivo Municipal.

A vereadora Janete explica que o projeto tem por objetivo fazer com que os munícipes passem a ser conscientizados pelo cultivo e consumo próprio das hortaliças, onde cada um busque ter princópio de responsabilidade e sustentabilidade. "A cultura alimentar nutricional é primordial na vida das pessoas, e por meio dessas hortas, estaremos contribuindo e estimulando para que as pessoas tenham uma alimentação mais saudável e sustentável", justifica.

Para o secretário de Agricultura Aldrin Keyser, a iniciativa do projeto é muito válida, já que assim, os espaços ociosos de propriedade do município serão melhores aproveitados. "Ao invés de um simples terreno baldio, teremos uma iniciativa verde em prol da comunidade. Por isso somos parceiros e vamos colaborar no preparo dos canteiros, na distribuição de mudas de hortaliças e em toda orientação que a comunidade precisar", destaca o secretário.

Na semana passada, Aldrin, acompanhado da vereadora Janete e da técnica agrícola e viveirista Ironete Pimenta, esteve no bairro Boa Vista para visitar um espaço e planejar junto aos moradores a efetivação do projeto. Após a conversa, ficou acertado que os trabalhos iniciam ainda neste mês.