Audiência Pública Bullying

Aconteceu na última sexta feria (20), no salão nobre da UPF Campus Carazinho, Audiência Pública que debateu a Lei municipal de Nº 7189/2010 de Autoria da Vereadora Sandra Citolin que dispõe sobre politicas públicas Antibullying para instituições de ensino públicos privadas do município, participaram do evento representantes da rede Pública de Ensino Estadual e Municipal, Colégios Particulares, Promotoria pública representada pela Promotora Clarissa Amélia Simões, 38º BPM, Coronel Antônio Carlos da Cruz, Câmara de Vereadores, Representada pela Vice Presidente Sandra Citolin e Vereador Erlei Vieira, 39º Coordenadoria de ensino, Coordenadora Lisete Jarré e Representando UPF a Diretora do Campus Tânia Mara Goellner Keller, no total aproximadamente 350 pessoas participaram do evento.

O Bullying pode ser sinteticamente definido como um conjunto de atitudes agressivas intencionais, repetitivas e sem razão aparente, cometida por um aluno ou grupo e que causa sofrimento a outro. O bullying ainda traz um indesejado desequilíbrio de poder entre iguais.  Durante a audiência foi abordado o tema de forma mais amplas durante o evento pelos três palestrantes convidados.

De inicio o Professor Drº Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, Economista, Mestre e Doutor em Sociologia Política, Professor da UPF e colaborador voluntário da COMAFE apresentou três elementos que estudiosos afirmam ser essenciais na caracterização do bullying: comportamento agressivo e negativo, comportamento executado repetidamente e comportamento onde há um desequilíbrio de poder. O palestrante comenta que esse conceito não é unânime, mas é aprovado pela maioria dos estudiosos. O Professor ainda classificou o bullying nas seguintes formas: Verbal, Físico, Psicológico, Cyberbullying, bullying eletrônico ou bullying virtual. A última forma foi destacada por Ginez pelo crescimento que vem alcançando pela popularização de internet, ele ainda lembra que em Carazinho foi já existe uma condenação por esse bullying.

A Segunda palestra ficou a cargo do Vereador de Porto Alegre Mauro Zácher, que abordou os diferentes aspectos da violência na escola e apresentou números alarmantes quanto às consequências que essas violências acarretam dentro do processo de socialização dos alunos.

A Terceira palestra ficou a cargo do acadêmico de direito da UPF, Rodrigo Graeff que complementou as informações repassadas por seus antecessores e enquadrou os dados apresentados á realidade do município.

Por fim a Vereadora Sandra Citolin agradeceu aos palestrantes e presentes e concedeu a palavra aos participantes para dúvidas, esclarecimentos e contribuições que irão auxiliar na regulamentação da lei.

No e-mail [email protected] podem ser agendadas palestras sobre esse tema.