Sessão é marcada por homenagens aos professores

23/10/2017 22:38:00

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Carazinho desta segunda-feira (23), foi marcada pela homenagem ao Dia do Professor, comemorado no último dia 15 de outubro. O reconhecimento é feito desde 2001, de acordo com decreto legislativo onde cria o título professor emérito.

Na oportunidade, foram homenageadas as seguintes professoras: Rosani Indenhock, representando os professores inativos; Márcia Hartmann Stein, representando a escolas da rede particular; Geneci da Cruz Zang, Rosicler Martins dos Santos e Débora França de Lima, representantes indicadas pela Secretaria Municipal de Educação; Áurea Eliza Ferreira de Almeida e Rosa Maria Gomes Neuwald , representantes indicadas pela 39ª Coordenadoria Regional de Educação.

Após a entrega dos títulos, foi a vez dos vereadores usarem a palavra, para homenagear as professoras. Cada bancada representada na casa, teve o espaço de 3 minutos para falar da importância dos professores para a formação de cidadãos de bens e de uma comunidade melhor. Na sequência, o espaço foi aberto a secretária municipal de Educação Sandra Citolin e também a coordenadora da 39ª Coordenadoria Regional de Educação Sandra Guerra, para que pudessem falar às  professoras homenageadas da noite.

Em nome das homenageadas, foi convidada a professora Márcia Hartmann Stein para que pudesse usar a tribuna e falar sobre a profissão.  “Ensinar é aprender com os alunos, passar horas e horas, pensando em cada detalhe daquela aula; É ter a capacidade de sair de cena, sem sair do espetáculo e indicar caminhos e deixar que eles optem pelos que mais lhes convém”, declarou.

Projeto:

Foi colocado em apreciação d plenário o Projeto de Lei 097/17 que autoriza o Município a conceder reparcelamento de débitos relativos à alienação dos imóveis cedidos pelo Município, de acordo com as Leis Municipais nº 4.676/94; 5.204/98; 5.277/99 e 5.383/00, em 120 parcelas, de acordo com o perfil social das pessoas que financiaram as suas casas.

Essas residências foram construídas pelo Município com recursos próprios e com os advindos do Governo do Estado, através da COHAB/RS e do Ministério do Bem Estar Social, nos anos de 1994, 1999 e 2000. Contudo, muitos moradores que se encontram nesses imóveis cedidos pelo Município solicitaram para reduzir o valor das parcelas, pois muitos terão que desembolsar até R$ 200,00 mensais. Nesse sentido, foi feito um estudo dentro da secretaria da Fazenda, onde ficou concluída a necessidade de ampliar a quantidade de parcelas em 120 vezes, com valor mínimo de R$ 80,00, facilitando assim o pagamento e regularizando a situação das famílias.

O projeto tinha 9 emendas, todas derrubadas, sendo o projeto votado e aprovado na sua redação original.