Construção do Presídio Regional de Passo Fundo segue sem definição

08/06/2017 16:53:00

Uma nova reunião entre os vereadores dos municípios de Carazinho e Passo Fundo foi realizada na tarde desta quinta-feira (08), tendo como sede o Legislativo de Passo Fundo. S representantes de carazinhenses, presidente da casa Estevão De Loreno e o vice-presidente Tenente Costa, defenderam a posição de que há necessidade da construção de um novo presídio, porém, não as margens da BR 285, há menos de 10km do acesso a cidade de Carazinho.

Esta posição já tinha sido esclarecida aos vereadores de Passo Fundo, contudo, uma nova reunião havia sido marcada para tentar solucionar o problema, através de uma construção entre os dois municípios. Desta forma, os vereadores se deslocaram até o município vizinho, onde estavam presentes o secretário municipal de segurança de Passo Fundo Coronel Gonçalves, representante da 4ª Delegacia Penitenciária Regional - Sede em Passo Fundo  Rosalvaro Portella e os membros da Comissão Especial de Estudos sobre a Segurança Pública Márcio Patussi (presidente), Roberto Toson (vice-presidente ),Cláudio Ruffa (membro) e Rafael Colussi (membro).

Na oportunidade, ambos os municípios expuseram a sua intenção de construir o presídio para sanar uma necessidade regional, contudo, o grande problema é em relação ao local indicado para a instalação do mesmo. Por esse motivo, diversas sugestões foram dadas pelos legisladores, inclusive da formação de uma comissão para ir até Porto Alegre e discutir esse assunto com o Governo do Estado. A comunidade carazinhense não aceita a instalação da casa prisional as margens do município e contesta os gastos com combustível, deslocamento, instalações de familiares aos redores, além de saúde, uma vez que em caso de emergência o hospital mais próximo é o HCC.

Sendo assim, os vereadores propuseram aguardar até a reunião entre os prefeitos Luciano Azevedo e Milton Schmitz, caso não haja uma definição, uma comissão deverá ser formada para discutir o assunto em Porto Alegre.