Notícias

Vereadores sugerem a criação do programa Saúde em Dia

21/03/2017 11:07:00

 

Foi protocolado na sessão ordinária de segunda-feira (20), pelos vereadores Janete Ross e Lucas Lopes uma indicação ao poder Executivo de um anteprojeto voltado à área da saúde do município. Este vem de encontro ao que havia sido tratada com a secretária da pasta Anelise Almeida no mês de janeiro, quando foi sugerido um projeto voltado à saúde preventiva nos bairros da cidade.

Pensando nisso, os vereadores estudaram a melhor maneira de implantar um trabalho que atendesse as preocupações da secretaria da saúde. Sendo assim, criaram um anteprojeto sugerindo a criação do Programa “Saúde em dia” no município de Carazinho. O nome se deve não somente a saúde preventiva, mas também a conscientização da importância na preservação do meio ambiente. Sendo assim, consta no documento como objetivo principal a  realização de ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens articulando os setores de saúde e de educação; e a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente, para evitar contaminação da população

 Para esta abordagem, os vereadores sugerem ações por meio de atividades diversificadas (dinâmicas, vivências, palestras sobre o meio ambiente, doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, entre outro), dentro do que se propõe o programa, que visa  estimular a manutenção da saúde e controle de doenças nos bairros de Carazinho.

A realização deste programa seria realizada em parceria com as secretarias municipais de saúde, educação e assistência social, além de profissionais do meio ambiente que trabalhará questões de saúde pública e preservação do meio ambiente Também abre espaço as universidades com campus em Carazinho interessadas em integrar o programa com atividades acadêmicas voltadas à conscientização de crianças e adolescentes dentro das escolas públicas, para que se tenha uma redução nos casos de gravidez neste período, além de evitar doenças sexualmente transmissíveis. Da mesma forma, na área do meio ambiente, incentivando os cuidados para não se tenha contaminação de doenças transmitidas por mosquitos, ratos, entre outros.

Como justificativa a este anteprojeto os vereadores citaram a preocupação com a situação da saúde e da vida da população brasileira. Por esse motivo, acreditam que a promoção da Saúde, como referencial que oferece uma forma mais ampla de pensar e agir em saúde, vem reforçar as propostas do SUS de melhoria nesse quadro, por meio da intervenção nesses fatores. Coloca, como necessária, a participação da população nos processos de decisão e na elaboração de políticas públicas, sendo que para isto é importante o interesse da população.

Cabe ressaltar que este tipo de projeto não poderia ser de autoria do Legislativo, pois seria inviável por vício de iniciativa dos vereadores. Por esse motivo, protocolado como uma indicação ao Executivo para que encaminhe até a Câmara como projeto para ser apreciado e votado pela casa. 

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×