Representantes municipais dizem não aos pedágios na BR 386

16/03/2017 23:28:00

Carazinho esteve presente na audiência pública sobre os pedágios da BR 386 que ocorreu na tarde desta quinta-feira (16) na Univates, em Lajeado. O evento foi organizado pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres -ANTT que expôs aos presentes o modelo dos pedágios para o Estado.

A reunião foi presidida por Leonardo Cavalcanti que abriu a audiência e falou de como seria a condução dos trabalhos para esta audiência, nomeando a cada um dos técnicos que participaram do estudo e elaboração do edital para concessão dos pedágios. Sendo assim, foi passada a palavra para o assessor de gabinete da ANTT Marcelo Fonseca que explicou das vantagens que os pedágios trarão para os municípios como o retorno do ISSQN, por exemplo, onde através de um estudo foi constatado de que 30 anos de concessão pode chegar a um retorno de R$ 1,6 bilhões. Além disso, destacou a geração de empregos, sendo diretos de 4 mil pessoas e indiretos 8 mil nas regiões que serão instaladas as praças de pedágios.

Outro fator levantado por Fonseca foi a redução de mortes na BR 386 que também é uma das preocupações da ANTT, uma vez que é uma das rodovias que mais teve registro de óbitos em sua extensão. Por esse motivo, a intenção é de proporcionar maior segurança com a duplicação da estrada e placas orientativas em todo o trecho.

Duplicações:

Em relação as duplicações, foi apresentado o projeto inicial onde a duplicação entre Lajeado e Carazinho estava em último plano, porém, conforme o próprio assessor, após audiências em Porto Alegre e Brasília, foi alterado o projeto, passando a duplicação entre esses municípios do terceiro ao oitavo ano da concessão.

Os representantes de Carazinho consideram essa informação como uma vitória para a região, pois foi após muita discussão sobre o assunto e uma união da Região que se conseguiu essa adequação.

Pronunciamentos:

Após as explanações, foi aberto ao público o espaço para se pronunciar e apresentar sugestões ao projeto inicial. O presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho Estevão De Loreno foi o primeiro carazinhense a se pronunciar e criticou o modelo apresentado e mencionou os prejuízos que as praças de pedágios trarão ao município. “Qual a empresa que vai querer se instalar em nosso município, se para ir até Porto Alegre vai gastar R$ 80,00”, questionou.

O prefeito municipal Milton Schmitz também se pronunciou e disse que Carazinho não quer os pedágios, pois vivem 15 anos rodeado deles e não obteve benefício algum, por isso era contrário ao que estava sendo proposto pela ANTT.

Esse discurso foi o que predominou a audiência pública, onde a grande maioria dos prefeitos, vereadores, motoristas, entidades representativas e público em geral defendeu a não instalação dos pedágios. Um dos pronunciamentos citou o descontentamento da região com relação ao edital para concessão e disse que a ANTT estava ali para atender a maioria e esta maioria era contra os pedágios.

Os técnicos da ANTT afirmaram que este é um estudo que está sendo feita e algumas alterações já foram realizadas, atendendo pedidos de outras audiências realizadas em Porto Alegre e Brasília. Contudo, ressaltou que se fosse constatado que não era viável o projeto, ele não seria implantado.

Desta forma, uma nova audiência será realizada na sexta-feira (17) no município de Soledade, nesta será reforçada pela região o desejo que os pedágios não sejam instalados na rodovia.

A audiência contou ainda com a presença do vice-prefeito Fernando Sant'Anna, secretário de desenvolvimento Denison Costa, presidente do Sindicar Moisés Santos, além de uma van viabilizada pelo sindicato para que pessoas da comunidade pudessem se fazer presentes.