Situação financeira da Eletrocar preocupa vereadores

05/01/2017 19:22:00

Uma reunião na Centrais Elétricas de Carazinho- Eletrocar ocorreu na tarde desta quinta- feira (05) com os vereadores do município a fim de esclarecer sobre a dívida da empresa com o Estado e bancos, além da venda das PCHs. Os esclarecimentos foram dados pelos funcionários da empresa, com a presença da nova diretoria, de forma transparente e transpassando a total preocupação em relação a inviabilidade da concessionária.

De início foi realizada uma vídeo conferência com a empresa Ceres inteligência financeira, que foi quem avaliou as usinas e esclareceu a diferença de valores de uma usina para outra. Na oportunidade foi explicado que na avaliação das PCHS não se usa relação patrimonial e sim a produção que cada uma tem, sendo que a PCH Colorado produz pouco menos dá metade do que PCH Mata Cobra, porém ambas tem o mesmo custo operação para a empresa. Ou seja, Mata Cobra lucra 10 vezes mais que a de Colorado e por esse motivo se tem um valor maior de venda desta usina.

Dívidas

Os vereadores aproveitaram a oportunidade para esclarecer sobre a dívida de R$ 18 milhões devido ao Estado por não repasse do ICMS. Nessa questão foi esclarecido que o valor do imposto era o único livre que podia ser atrasado e para manter os pagamentos em dia, logo foi feita uma renegociação com o estado onde a parcela crescente, onde o inicial seria de R$ 600 mil e após ultrapassando R$ 1 milhão.

Além disso, os funcionários esclarecerem sobre um contrato com um banco privado, onde consta as duas usinas como garantia. Segundo eles, esta foi uma forma encontrada para conseguir a renovação da concessão com a ANEEL, pois era necessário entregar uma negativa da empresa que não possuía dívidas e para isso, foi feito este contrato onde a empresa se comprometia da venda como garantia de pagamento do empréstimo.

Ainda conforme os funcionários a venda das usinas daria um fôlego para a empresa, mas não seria o necessário para que ela voltasse a se equilibrar. Para isso, seria necessário também a renegociação da dívida com o Estado.

Os vereadores presentes na reunião fizeram vários questionamentos em relação as informações que eram repassadas, e ficaram preocupados com o que ouviram. A princípio, se comprometeram em ir até Porto Alegre para ajudar na negociação com o Estado e devem estudar novas medidas que poderão auxiliar a empresa a curto prazo.  O fato é que a empresa não condições de investir em melhoria das usinas e nem mais poder de endividamento, ou seja, não possui crédito.