Prêmio Zumbi dos palmares é entregue pela Câmara de Vereadores

21/11/2016 19:20:00

Mesmo sem projetos na sessão desta segunda-feira (21) a  Câmara de Vereadores votou e aprovou todos os requerimentos colocados em votação no plenário. A única ausência foi do vereador Eduardo Assis. Além disso, a reunião ordinária entregou o Prêmio Zumbi dos Palmares a Fátima Rosane Cardoso da Silva,  professora lotada na EMEI Padre Gildo como diretora  e também coordenadora educacional na Escola Princesa Isabel.

O prêmio existe no município desde 2012, e visa homenagear anualmente no dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em reconhecimento pela luta contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias.

A indicação da homenageada foi realizada pelas entidades e grupos do Movimento Negro, contendo histórico ou biografia da pessoa física. Na lei está previsto também a indicação da pessoa  jurídica com os documentos que motivaram a concessão da honraria. Para a pessoa jurídica indicada, a lei prevê que a empresa deverá possuir no quadro de funcionários, 20% de funcionários negros. Como as indicações são feitas por entidades, houve somente indicação de pessoa física e por isso somente uma honraria será entregue.

A homenagem ocorreu durante o Grande Expediente, quando o vereador Alaor Tomaz foi escolhido para a entrega do prêmio a homenageada e também dizer algumas palavras. Iniciou o discurso dizendo da competência e carisma da homenageada “ se tem alguém que merecia este prêmio, esta pessoa é a Fátima”, afirmou.  Além disso, destacou a raça negra “temos na nossa raça muitos destaques e percebemos isso quando temos que escolher uma pessoa para homenagear”. Sobre a homenageada comentou “uma menina de família humilde como a gente, que sofreu muito  e que hoje é um exemplo a todos nós por todo o seu trabalho realizado”.

Em seguida foi a vez da homenageada usar a tribuna e falar da sua luta, que teve todo o apoio da família, o pai já falecido e a mãe costureira que foi atrás de um bolsa de estudos e formou a filha como professora. “formou a primeira professora de 9 filhos, também temos enfermeira, atendente de farmácia,...” comentou ela. Por fim, agradeceu as entidades pela indicação e também ao Poder Legislativo e dedicou a honraria ao seu pai que sempre a incentivou a conhecer e cultivar a cultura afro.