Município firma parceria de coleta de sangue com Hemocentro

Foi acertada nesta quarta-feira (30) a parceria entre o município de Carazinho, Hospital de Caridade de Carazinho e o Hemocentro de Passo Fundo. Em uma reunião realizada no HCC nesta manhã que contou com a presença do vereador Estevão De Loreno, administração HCC, enfermeiras, secretaria de saúde e hemocentro, foi acertado quais os próximos passos para a realização da coleta de sangue no município já para o mês de abril.

A parceria é fruto de várias reuniões realizadas pelo vereador Estevão De Loreno na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde reivindicando para que fosse realizada a coleta de sangue em Carazinho, pois muitas pessoas deixam de doar por que não conseguem se deslocar até a cidade vizinha em função de trabalho ou outras obrigações. Sendo assim, o vereador vem fazendo reuniões periódicas na coordenadoria, sempre acompanhado da secretaria municipal de saúde, para tênar suprir a falta de sangue e movimentar os doadores do município.

Sendo assim, nesta segunda-feira, foi firmada a parceria onde o HCC e a secretaria da saúde irão mandar profissionais da saúde para a capacitação no Hemocentro e, após isso, a coleta deverá iniciar já no dia 30 de abril. A equipe é composta por quatro técnicos em enfermagem e dois enfermeiros, tendo a intenção das instituições de saúde de capacitar mais de uma equipe para que haja uma rotatividade entre os profissionais.

O treinamento poderá iniciar nas próximas semanas, dependendo apenas do calendário do hemocentro que irá verificar as datas para que isso ocorra e repassará à secretaria e hospital.

O vereador Estevão De Loreno destacou que esse é um sonho antigo não somente dele e sim de todas as pessoas que residem em Carazinho.  “Há tempos viemos trabalhando com essa parceria e fico muito feliz que está se tornando uma realidade, pois nós necessitamos desse sangue, não podemos deixar que as cirurgias eletivas sejam cancelas por falta do sangue, precisamos desta parceria e do apoio da comunidade”, destacou.

Falta de bolsas de sangue

Durante a reunião a diretora da unidade de Passo Fundo Claudete Mistura Doro explicou aos presentes que desde o ano passado a unidade tem pensando em um plano “B” para suprir a necessidade da região. De acordo com ela o que tem contribuído na falta de sangue é de que agora eles estão atendendo também a região de Erechim, devido a contaminação de um paciente com o vírus HIV.

Além disso, relatou que os funcionários foram reduzidos na metade, o que tem colaborado para a redução de ações do ônibus do hemocentro, “o trabalho aumenta e os funcionários diminuíram, agora estamos Erechim, o que ao todo dá 172 municípios de nossa abrangência e isso faz com que nosso estoque fique muito abaixo do necessário”destacou.

Por isso, o hemocentro está com um plano “B”, que seria buscar o apoio dos municípios de abrangência, onde a unidade oferece treinamento para os profissionais da saúde indicados pelas instituições de saúde e capacitam essas pessoas para que possam realizar a coleta nos municípios. De acordo com a diretora, essa ação foi motivada, pois chegou ao ponto do hemocentro pedir o cancelamento das cirurgias efetivas por não conseguir garantir o sangue, em caso de necessidade.

Cabe ressaltar que essa coleta só é realizada com a presença do ônibus do Hemocentro, pois o município não consegue armazenar o material coletado na secretaria ou hospital, por não ter os equipamentos necessários.

Campanha de doação

Tanto a secretaria de saúde, hospital e câmara de vereadores se comprometeram em realizar uma campanha no município para que a população se conscientize da importância de ser doador de sangue.  Tal campanha poderá envolver até as agentes comunitárias de saúde que tem acesso direto nas residências e em todos os bairros para essa conscientização.

Se a capacitação da equipe for realizada nas próximas duas semanas do mês de abril, ficou pré-definido de que o ônibus do hemocentro estará em Carazinho já no dia 30 de abril fazendo a coleta de sangue.  A intenção do município é de que sejam coletas as 108 bolsas (capacidade do hemocentro) nesta primeira coleta, ou até quanto a equipe conseguir. O veículo deverá ficar o dia todo recebendo o doares que passam por uma triagem, antes da doação.