Secretária de saúde faz esclarecimentos em sessão ordinária

A última sessão ordinária da câmara de vereadores do mês de março aprovou quatro dos cinco projetos colocados em pauta. Isso porque o PL 009/15 de autoria do executivo municipal, que altera o Código Tributário Municipal teve pedido de vistas pelo vereador Orion Albuquerque. Os demais projetos e relatórios orçamentários do Legislativo dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro foram aprovados por unanimidade.

Projetos aprovados

1.            Projeto de Lei 003/16 do Executivo Municipal, o qual Institui e dispõe sobre o Programa de Guarda Subsidiada para Crianças e Adolescentes em situação de risco social, denominado Programa Família Acolhedora.

2.            Projeto de Lei 020/16 do Executivo Municipal, o qual Dá nova redação ao inciso I do Art. 6º da Lei Municipal nº 6.557/07.

3.            Projeto de Lei 023/16 do Executivo Municipal, o qual Dá nova redação ao Art. 1º da Lei Municipal nº 8.016/15.

4.            Projeto de Lei 024/16 do Executivo Municipal, o qual Autoriza o Poder Executivo a firmar Convênio de cedência de servidor para a FUNDESCAR.

5.            Relatório de execução orçamentária do Legislativo Municipal do mês de Dezembro/2015.

6.            Relatório de execução orçamentária do Legislativo Municipal do mês de Janeiro/2016.

7.            Relatório de execução orçamentária do Legislativo Municipal do mês de Fevereiro/2016.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre deu espaço a duas instituições que se destacam na comunidade carazinhense e ambas foram convidadas através dos vereadores para se fazerem presentes na reunião legislativa. A primeira instituição que fez uso da palavra foi o Banco do Brasil, através do seu gerente geral da agência Carazinho Paulo Nardi.

Nardi falou dos 100 anos da agência no estado completado neste mês de março, funcionários e dos projetos sociais, como a AABB comunidade. “Temos o projeto em Carazinho junto à fundação do Banco do Brasil onde atendemos cerca de 200 jovens da nossa cidade em turno inverso”, destacou.

Em seguida a defensora pública Daniele da Costa Lima foi até a tribuna para falar  das atuações da defensoria pública estadual no município. Disse em seu pronunciamento que uma das lutas da defensoria é promover a igualdade e garantir que as pessoas vivam com dignidade. Agradeceu aos legisladores por terem “voltado os olhos a defensoria pública em busca de garantir o bem a comunidade”. Comentou de alguns trabalhos já realizados na Santa Terezinha e São Lucas para garantir aos moradores o direito de moradia e o mesmo deve ocorrer no bairro Pádua.

Ao final dos pronunciamentos foram entregues certificados como forma de reconhecimento  as duas instituições.

Secretária de saúde:

Com a convocação feita a secretária municipal de saúde, após a Tribuna Livre, o espaço do grande expediente foi cedido a Fernanda da Cás para que fizesse explanações  e expusesse aos vereadores a situação da secretaria. Ela esteve acompanha dos diretores da saúde e também de servidores que ouviram atentamente quase 3 horas de explicações e respostas aos questionamentos dos vereadores.

Inicialmente a secretária de saúde explicou cada área da saúde, desde medicamentos, contratos com o hospital, repasse do SUS até atendimentos nos ESF’s e distribuição de medicamentos. Comentou da dificuldade financeira, mas garantiu que não houve corte de atendimentos ou exames, como havia sido comentado em outra oportunidade.

Após a explicação, os vereadores puderam expor as suas dúvidas, que foram respondidas após o questionamento de cada legislador. Ao final ficou definida que a comissão de saúde da câmara composta pelos vereadores Gian Pedroso, Paulino de Moura e Rudi Brombilla irá até a secretaria na próxima segunda-feira, às 14 horas e em seguida será visitado todas as estratégias básicas de saúde para fiscalizar a situação.