Aprovado projeto para melhorias da Praça Alfredo D'Amore

A sessão do Legislativo da última segunda-feira aprovou somente um projeto dos seis previstos na pauta. O PL 124/15 que dispõe sobre os cargos e salários da FUNDETEC e revoga a Lei Municipal nº 5.811/03 teve novamente pedido de vistas, desta vez pelo vereador Alaor Tomaz. Já os projetos 003/16 que institui o programa subsidiada para crianças e adolescentes, PL 012/16 que autoriza concessão de auxílio financeiro ao Consepro e 013/16 que autoriza abertura de crédito foram retirados de pauta para análise. Já o PL 006/16 que regulamenta a procuradoria feral do município, o qual prevê incentivo aos advogados da prefeitura na cobrança do IPTU  foi retirado da câmara pelo Executivo.

O único projeto aprovado foi o PL 011/16 o qual autoriza abertura de crédito especial no orçamento de 2016, visto a necessidade de prever recursos para a execução de melhorias na Praça Alfredo D'Amore (frente ao HCC), conforme solicitação da Secretaria de Obras Municipais e Serviços Urbanos.

A noite teve a ausência dos vereadores Orion Albuquerque substituído pelo suplente Gilnei Jarré e o vereador Márcio Hopppen, substituído pelo suplente Vanderlei Lopes Junior.

Grande Expediente:

O primeiro a fazer uso da tribuna no grande expediente foi o vereador Anselmo Britzke que parabenizou o departamento de trânsito pela colocação das lombadas elevadas no bairro Boa Vista, “uma reivindicação antiga e que todos os vereadores já haviam realizado e por fim, concretizada”, destacou Gauchinho. O presidente do Legislativo aproveitou para convidar a todos para reunião da Ascamaja na próxima sexta-feira, dia 19 na câmara de Vereadores de Quinze de Novembro. Colocou a todos que já está na casa as contas do prefeito Renato gestão 2013 para análise dos vereadores e anunciou que estará em Porto Alegre na próxima semana e solicitará ao Governo do Estado a reversão da área em frente ao Colégio da Glória, na Rua Eurico Araújo, para que seja construída uma creche no município. “sabemos da demanda que a secretaria tem por falta de vagas e esta é forma de minimizar a situação, tem duas casa lá, uma pegou fogo e a outra pode ser aproveitada com duas ou três salas, sei que não é o suficiente, mas é uma forma de diminuir a lista de espera”, ressaltou o vereador.

Em seguida, o vereador Alaor Tomaz bateu na tecla da dengue e o descaso da Corsan nos bairros Pádua e Medianeira. Em ambos os locais foi iniciada obra para reservatório e tratamento de esgoto, porém, a construção foi abandonada e tem servido de criadouro para a dengue. Alaor afirmou que o município deve cobrar a companhia para finalizar o que foi iniciado, lembrando de um contrato entre Corsan e prefeitura que não está sendo cumprido. Outro assunto levantado pelo vereador foi quando ao desrespeito com os candidatos que prestaram concurso público em janeiro e a empresa não dá satisfação.  A  responsável pela comissão do concurso Luciana Basso será chamada para ser ouvida de providências que estão sendo tomadas em relação a situação.

O vereador Eduardo Assis falou de seus pedidos de informação e destacou o programa do “Eixo do Desenvolvimento Continuado” que não têm gerado desenvolvimento algum ao município.

Daniel Weber falou de sua indicação de que seja feita uma campanha de conscientização de combate a dengue e alguma lei de que regulamente esses problemas prevendo até multa a quem jogar lixo em locais impróprios após serem notificados pela segunda ou terceira vez. Ressaltou o espaço do Parque Municipal que está esquecido e poderia ser cuidado pelos piquetes e entidades, criando assim um centro da juventude.

O vereador Estevão De Loreno propôs convidar a secretária de desenvolvimento para falar de suas metas de quanto entrou na secretaria e saber se houve algo que ela conseguiu alcançar nesse período.

O vereador Paulino de oura relatou de uma denúncia entregue em seu gabinete sobre um suposto ato de racismo praticado pelo diretor de trânsito. De acordo com o vereador o diretor está sendo acusado por uma servidora pública e que inclusive há ocorrência policial e processo em andamento.  Sugeriu que ele seja chamado para prestar explicações. Comentou sobre o abaixo assinado que sugere a redução do salário de vereador que será encaminhado ao Cartório Eleitoral para verificação das assinaturas e CPFs se todos são eleitores do município.

Por fim, foi a vez do suplente de vereador Vanderlei Lopes Junior usar a tribuna e falar de seus trabalhos protocolados. Mencionou que o bairro Oriental está abandonado e disse ter feito diversas indicações ao executivo nesse sentido. Sugeriu mais acessibilidade nas vias e conscientização do trânsito.