Emater busca apoio da Câmara para alteração do Sistema de Inspeção Municipal

Devido a problemas na legalização de agroindústrias em Carazinho o extensionista  da Emater/ RS de Carazinho Leandro Nicolacópulus e veterinária do município Bruna Ende Gomes estiveram na Câmara de Vereadores para conversar com o presidente Paulino de Moura.  No encontro, Leandro relatou das dificuldades encontradas pelos produtores em poder vender seus produtos fora da cidade devido a dificuldades de legalidade junto ao Governo do Estado.

De acordo com o extensionista da Emater hoje o município oferece o SIM – Sistema de Inspeção Municipal que possibilita ao fabricante  vender os seus produtos dentro da cidade. Contudo a comercialização não pode ocorrer com cidades próximas como Não Me Toque,  Almirante Tamandaré, entre outros. Isso porque, para que isso ocorra é preciso que a agroindústria tenha o Susaf - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte Susaf. O Susaf foi criado em 2012 com a intenção de formalizar as agroindústrias do Estado, porém a demanda tem sido muito grande e não tem atendido as necessidades dos produtores.

Por esse motivo, a Emater de Carazinho está buscando adaptar o sistema de inspeção municipal com a do Estado, para que quando for legalizar uma agroindústria, essa licença tenha também o selo da Susaf. Essa foi à forma encontrada para beneficiar o produtor que não está conseguindo regularizar o seu empreendimento. Essa alteração beneficia também a comunidade, pois possibilita aumentar a arrecadação do município e consequentemente maior investimento em ações bases como saúde e educação. De acordo com Leandro, somente uma agroindústria é legalizada no município e uma nova está em processo de legalização, enquanto Não me Toque possuí 13.

O presidente da Câmara, vereador Paulino de Moura afirmou ser parceiro desse projeto e inclusive relatou ter participado de uma discussão sobre os problemas de licenciamento em um seminário realizado pela Senadora Ana Amélia Lemos na Expointer deste ano. Desta forma, é conhecer das dificuldades que tem sido enfrentada pelos agricultores e se pôs a disposição para ampliar a discussão com os demais vereadores.