Entidades discutem locais para realização de eventos tradicionalistas

Uma reunião motivada pelos vereadores Anselmo Brtizke e Estevão De Loreno discutiu na última quarta-feira (21) um local para a realização de rodeios no município de Carazinho. Com a presença da direção do CMTG e seus membros  foi debatida sobre a situação atual do Parque Municipal João Alberto Xavier da Cruz e também das realizações de eventos no Parque Vali Albrecht.

O vereador Estevão De Loreno foi quem abriu a reunião e disse que hoje o parque está abandonado. Ao mesmo tempo os tradicionalistas não têm um espaço para realizar os seus eventos, exceto o Parque da várzea (Vali Albrecht), mas que necessita de pagamento para a realização do mesmo. Ressaltou que se fosse de interesse de todos trabalhar por uma área no parque municipal o desafio seria muito grande, mas que eles (vereadores) estavam dispostos a batalhar por isso. “Sabemos que o processo não é do dia pra noite e será um desafio para todas as entidades, mas precisamos da ajuda de vocês e quem estiver disposto a colaborar, pois é uma vergonha o que temos lá” afirmou De Loreno.

Em seguida o vereador Anselmo Brtizke, o Gauchinho, mostrou a todos um mapa comprovando que a área do parque não é uma reserva ecológica e o que existe é uma lei que não permite o corte de algumas árvores que estão lá. Garantiu o apoio do prefeito municipal para que fosse buscada uma forma de revitalizar o local. Gauchinho relatou aos presentes a situação em que está hoje o parque “virou um ponto de prostituição”’, afirmou. O vereador citou municípios vizinhos que oferecem um ambiente para a realização destas atividades e que deveriam servir de exemplo para Carazinho.

Outro lugar apontado pelos presentes foi o próprio parque Vali Albrecht que hoje os eventos lá realizados necessitam de um desembolso das entidades tradicionalistas. A sugestão doi de procurar o sindicato para saber do interesse de devolver ao município a parte do fundo onde são realizadas as provas de tiro de laço. Para tanto, foi formada uma comissão composta por um representante de cada CTG e dois piquetes que irão, na próxima semana, marcar uma reunião com o prefeito municipal e em seguida com o próprio Sindicato Rural.

Cabe ressaltar que para esta reunião foram convidadas também pessoas ligados ao meio ambiente,escoteiros e comunidade em geral que busca uma solução para o parque. Porém, somente pessoas vinculadas ao meio tradicionalista se fizeram presentes. Os vereadores destacaram durante a reunião as várias críticas recebidas por indicarem a realização de rodeios no parque, mas que no momento em que foi proposto um diálogo para se chegar a um denominador comum não estiveram presentes.