Vereador ouve demandas do bairro São Lucas

O vereador Erlei Vieira esteve  nesta semana atendendo um chamado do presidente do bairro São Lucas Nédio Souza devido a alguns problemas pontuais do bairro. Entre as reclamações do bairro está o atendimento médico no ESF e algumas famílias que estão em vulnerabilidade social.

A primeira queixa do presidente foi referente a Rua Colibri, onde os moradores não conseguem trafegar visto o barro e os buracos que deixam a via intransitável para os veículos. O vereador contatou o secretário de obras Flávio Maioki que garantiu uma ação no bairro na próxima semana, dependendo apenas do clima.

Outra situação levantada pelo presidente do bairro foi quanto as situações das casas e que segundo ele não dão condições de moradia, colocando muitas vezes as pessoas em risco. Além disso, relatou que diversas vezes foi solicitado ao departamento de habitação kits de madeira para que pudesse ser dada providência, porém não obtiveram retorno. Cobrou ainda a visita de uma assistente social para analisar a situação daqueles moradores que, conforme ele, não ocorreu ainda.

Para saber do assunto, o vereador contatou a secretária de assistência social Thaise Albuquerque explicou a situação do bairro, onde os moradores são de responsabilidade do CRAS Floresta e reconheceu a dificuldade tanto dos moradores em buscar auxílio, como da própria secretaria. Contudo,  informou que a assistência social não deixou de atender ao bairro e que nesta gestão foi implantado o PIM (Primeira Infância Melhor)  o que não havia ainda na São Lucas. Da mesma forma garantiu que uma equipe estará na próxima sexta-feira no período da manhã (podendo ser ampliado até a tarde) fazendo uma busca ativa das famílias que não estão cadastrados no Cadastro Único e analisar a situação em que se encontram.  neste dia haverá preenchimento de dados, cadastramento e recadastramento e análise das famílias em vulnerabilidade social.

Quanto a saúde, o presidente do bairro disse ser promessa do prefeito a presença de um médico semanalmente no ESF o que não vem ocorrendo, somente um atendimento de 15 em 15 dias. O vereador buscou o secretário da saúde, João Hartmann onde informou que por medidas de contenção de gastos o atendimento ocorre toda a terça-feira para os moradores do bairro São Lucas, porém, uma semana no ESF do bairro e na outra semana eles tem prioridade de atendimento no bairro Camaquã. Hartmann explicou que essa foi uma sugestão do setor de contabilidade para que houvesse corte de gastos nos profissionais em função dos problemas financeiros do município.

Diante disto, o vereador contatou o presidente do bairro informando-lhe da situação e já convidando para que ele participe do mutirão que a secretaria de assistência social estará promovendo na próxima semana e se colocou à disposição dos moradores.