Vereador propõe maior discussão entre HCC e secretaria da saúde

Uma reunião entre secretaria municipal de saúde e Hospital de Caridade de Carazinho foi realizada na tarde da última quinta-feira (23) a pedido do vereador Erlei Vieira. A intenção era de aproximar os interesses da secretaria e HCC quanto às alterações no horário do atendimento do ambulatório municipal nos finais de semana e feriados. A preocupação do vereador era quanto a sobrecarga de atendimentos no hospital nessa alteração do horário e por este motivo uniu as partes para um diálogo.

Representando o HCC estiveram presentes o diretor geral Helio Lütz, o administrador Felipe Sohne e a gerente institucional Larissa Rosa e por parte da secretaria de saúde esteve o secretário João Hartmann.

O secretário explicou que a medida foi tomada, pois o município está em uma situação complicada e “temos que fazer economia de uma forma em que a população não seja prejudicada”, declarou Hartmann. Disse que a mudança de horário nos finais de semana e feriados para às 13 horas até às 19 horas e não mais abrindo no período da manhã foi definida após um levantamento da secretaria em relação a quantidade de atendimentos nesses horários. Segundo o secretário o número de atendimentos fica na casa de 10 a 12 pessoas, número esse que não causaria uma sobrecarga ao hospital. João declarou ainda que essa era uma forma em que a secretaria tinha encontrado para amenizar os custos de horas extras que são pagas no período da manhã e que isso valeria apenas para os sábados e domingos, mantendo o atendimento normal até às 22 horas durante a semana.

O Hospital questionou se o horário estipulado não poderia sofrer alteração, uma vez que o horário de “pico” na emergência começa a partir das 17 horas. Com isso, sugeriram que ao invés das 19 horas, o ambulatório pudesse ficar aberto até às 20 horas. Sendo assim, o secretário ficou de avaliar a situação e disse ser possível alterar horário das 14 horas às 20 horas, para que todos possam trabalhar em conjunto. “Queria que vocês entendessem que essas são medidas necessárias para que se continue com os serviços, é a mesma atitude de vocês que fecharam temporariamente sete leitos do SUS, a situação é complicada para todos e precisamos trabalhar juntos”, ressaltou o secretário.

Outro assunto levantado durante a reunião foi em relação a mudança do Samu, onde a diretoria do HCC questionou a alteração sem ser consultada. Segundo eles, quem contrata o profissional para o atendimento é o hospital e não a secretaria. João ressaltou que essa mudança iria ocorrer de qualquer forma, pois com a ativação da UPA o Samu teria de se mudar para lá de qualquer forma, já que estava projetado o local para eles. “É uma antecipação somente, mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer, a UPA está construída, ela está sob poder do município e nós conseguimos liberação da coordenadoria para essa mudança”, explicou o secretário. Também informou que está sendo instaladas grades no local, alarme e que a equipe não ficará desatendida. “Eu seu sei que aqui eles estão mais habituado, mas é questão de necessidade, eles já foram alertados disso, nós estamos tentado agir pelo certo”, declarou João.

Com isso, ficou definido que será feita uma análise em relação a mudança dos horários juntos aos demais diretores e que será repassado ao HCC. Quanto ao Samu, João solicitou compreensão devido as circunstâncias e que tudo isso estava sendo feito, pois é de conhecimento de todos que deverá haver a renovação contrato com o hospital no mês de setembro e para que isso ocorra a secretaria precisa ter dinheiro e por isso das ações.

CAPS II

O secretário de saúde João Hartmann informou a vereador Erlei Vieira de que o CPAS II estará mudando de endereço. “Nós estamos trazendo de volta o CAPS para aqui junto a secretaria, pois lá na São Bento já não dá mais, o local está caindo, então tomamos essa decisão
“, afirmou.

A informação deixou o vereador satisfeito com a atitude tomada pela secretaria, onde em diversas vezes declarou que a mudança para a São Bento havia sido um ato de preconceito com as pessoas que necessitam daquele serviço.  A data da mudança ainda não foi informada pela SMS.