Câmara aprova contratações emergenciais para o Executivo

A sessão da última segunda-feira (20) aprovou três dos quatro projetos colocados em votação. O PL 076/15 de autoria do executivo municipal que autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2015 no valor de R$ 460 mil para a secretaria de Obras, referente a renovação do contrato com a empresa que executa os serviços de manutenção no Aterro Sanitário Municipal, teve pedido de vistas do vereador Anselmo Britzke.

Durante a sessão houve a ausência do vereador Otto Gerhardt que não convocou suplente.  Os projetos aprovados foram:  PL 057/2015 - autor: Executivo Municipal- Contrata emergencialmente 01 (um) Assistente Social; PL 071/2015 – Autor: Executivo Municipal - Contrata emergencialmente Cirurgião Dentista de ESF; PL 078/15 – Autor: Executivo Municipal- Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2015.

Homenagem:

Antes do grande expediente, o presidente da casa, vereador Paulino de Moura convidou Santina Eva Rodrigues da Silva, irmã do ex-vereador de Carazinho João Domingos que dá nome a tribuna do Legislativo, para que juntos fizessem a troca da placa com o nome do ex-vereador. A nova placa tem um letreiro maior da anterior já que algumas pessoas não conseguiam visualizar o nome de João quando sentados na plateia.

Grande Expediente

No grande expediente, o vereador Alaor Tomaz foi o primeiro a utilizar a tribuna e falou a palestra do final de semana com o presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – Sonafe, onde ele relatou das evoluções da fisioterapia no Brasil. “Nos trouxe grandes conhecimentos e de forma gratuita para a comunidade e por isso queria agradecer a todos os que se fizeram presentes, inclusive meus colegas vereadores que prestigiaram essa iniciativa”. Também comentou do pedido de informação feito por ele em relação a Fundetec, onde questiona as ações desenvolvidas entre 2014 e2015, ações desenvolvidas pela entidade, gatos de pessoal e despesas de 2013 até a presente data, além de documentos com nomeação e exoneração de servidores e atas das reuniões dos conselheiros deliberativos e discais do período de janeiro de 2013 até a presente data.

O vereador Daniel Weber mostrou preocupação com um possível surto de meningite e comentou da sua reivindicação a secretaria da saúde para que solicitasse doses da vacina as crianças de baixa renda, já que uma dose está em torno de R$ 400,00. Comentou também da ida da Brasília onde disse ter recebido a confirmação da liberação do restante do recurso para o término do ESF’s do município. Relatou da Vila do Esporte, projeto este que será aberto a partir do me de setembro, mas que já tem garantir de recurso federal do deputado Ronaldo Nogueira.

Estevão De Loreno também comentou da ida a Brasília na última semana e repassou a informação de que a EMEI Padre Gildo que está em construção próximo a Acapesu poderá não sair. Segundo repassado para os vereadores na Capital Federal a empresa que ganhou a licitação no município teve problemas em todas as outras obras, o que trouxe preocupação aos edis. De Loreno falou também sobre a UACC, onde questionou qual será o período de atuação do presidente e vice na entidade sendo que os dois fazendo parte da administração. “Infelizmente a UACC ficou polícia, como que é vão criticar um governo que eles mesmos fazem parte? E quem vai prestar expediente na entidade?” interrogou o vereador.

Em seguida foi a vez do vereador Fernando Sant’Anna de Moraes que relatou da intenção de uma unidade móvel de saúde para Carazinho, onde o prefeito afirmou que não teria condições de dar a contrapartida nesse ano, o que o deixou frustrado já que seria uma valor baixo diante dos benefícios que ele traria a comunidade, dando maior condições também ao interior. Disse que o executivo deveria rever alguns CC’s e que me meio a essa situação de crise era incompreensível ele não buscar recursos federais para auxiliá-lo.  Sobre as emendas também fez fortes criticas a administração que está perdendo recursos por não fazer projetos ou licitação. A mais recente perda de Carazinho será o valor de R$ 250 mil do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) para reforma de quadras.

Na sequência o vereador Paulino de Moura foi até a tribuna e declarou que uma “uma pessoa que abre mão de receber recursos federais, estaduais porque tem dar contrapartida só pode estar guardando dinheiro para o ano que vem” declarou. “Que pena que algumas vezes somos mal interpretados, mas ai está a resposta quando colocamos um despreparado na prefeitura” falou referente a emenda parlamentar.

O vereador Márcio Hoppen também utilizou da tribuna para ressalta a alegria em conquistar um veículo para o patronato, “muito feliz em poder concretizar aquilo que assumi junto a esta entidade” disse o vereador. Comentou das funções dos vereadores de fiscalizar e legislar, mas ao mesmo tempo destacou a satisfação em poder fazer “algo a mais” para a comunidade. Guarapa fez críticas em relação ao Detran que havia prometido melhorias no acostamento da ERS 142 e que nunca mais retornou a cidade. “Vieram até aqui e criaram falsas expectativas , mas nesta semana pretendo ir até lá (Porto Alegre) para cobrar pessoalmente uma ação efetiva” declarou.

Por fim, o vereador Orion Albuquerque subiu a tribuna e cumprimentou Santina Eva Rodrigues da Silva, a “Eva” que é um dos nomes que o PSDB estará apostando para as eleições de 2016 e fez questão de mencionar a concorrência política entre o irmão de Eva, João Domingos e o pai do vereador, Iron Albuquerque. Ao mesmo tempo destacou a relação entre eles de respeito e que estava muito feliz em tê-la no partido. Falou do projeto de sua autoria e do vereador Eduardo Assis que institui a Santa Rita de Cássia como padroeira do município, assunto esse que foi encaminhado a mesa diretora e em seguida será votado em sessão.