Câmara sedia discussão da LDO

A primeira audiência pública para a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO foi realizada nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Vereadores. O presidente da câmara, vereador Paulino de Moura fez a abertura da audiência pública e deixou o espaço para os membros do Executivo para que conduzissem a discussão.

A audiência foi coordenada pela secretaria municipal da Fazenda, onde a contadora Luciana Basso explicou aos presentes que esta era um encontro de consultoria e que a secretaria estava ali para ouvir as entidades quanto a LDO. Fez um breve esclarecimento sobre a situação financeira da prefeitura e mencionou possíveis ações que possam ser consideradas “antipáticas” quanto aos incentivos, mas que serão para a manutenção do Executivo. Em seguida abriu espaço para que os membros da comunidade que ali estavam presentes pudessem expor as suas opiniões quando a LDO para 2016.

O primeiro a usar a palavra foi o presidente da Fundescar Gilberto Kamphorst onde sugeriu a criação de uma programação esportiva fora do CMD para que todas as modalidades esportivas sejam contempladas. Nesse sentido sugeriu a reativação do Conselho Municipal do Desporto para que não fique somente em um planejamento do campeonato amador que é que vem ocorrendo atualmente. Por fim, pediu para que fosse cumprida a lei aprovada na câmara do Bolsa Atleta.

Em seguida foi a vez do presidente da OAB Júlio Piva expor o que havia sido discutido pelos membros da Ordem onde elegeram três principais pontos para a LDO. A primeira citada por Piva foi da necessidade um foco maior  na secretaria do desenvolvimento que “neste ano foi penalizada com a falta de recursos para investimentos” e inclusive citou as condições dos distritos industriais. O segundo foi quanto a redução de cargos de confiança, onde segundo ele seria uma alternativa de reter custos. E por terceiro para que houvesse um orçamento para a instalação efetiva das câmeras de videomonitoramento e que isso realmente fosse contemplado para o ano de 2016.

Após o pronunciamento de Piva, o sindicato rural, através do presidente Leomar Tombini e do vice presidente Paulo Vagas disseram apoiar integralmente as colocações, assim como a ACIC representada pela secretária executiva Franciele Renner.

A contadora Luciana Basso destacou ainda que esta é uma primeira reunião e que ainda não definição de qual será o valor total e que esse assunto iria ser tratado dentro das secretarias na próxima semana.