Sessão amplia discussão sobre o turno único

Um bom público prestigiou a sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (06) que teve contou a equipe técnica da secretaria da fazenda  para uma explanação a situação financeira do município. A presença dos servidores havia sido solicitada após a retirada do projeto do turno único pelo Executivo municipal, para que o assunto pudesse ser exposto a mais pessoas da comunidade antes do projeto ir a votação.

Sendo assim, o secretário da fazenda João Pedroso foi o primeiro a usar a tribuna e destacou a situação de crise que se vivi em todo o país “estamos aqui para ampliarmos esta discussão, o cenário do país é de conhecimento de todos e sabemos que precisamos tomar medidas”, disse o secretário. Relatou que essa decisão foi tomada após uma análise mês a mês realizada pelo departamento de contabilidade, onde questões como, por exemplo, o contrato com o HCC que fizeram com que o município ficasse sem saber “de onde tirar” o recurso. “Tínhamos uma proposta e não poderíamos ser irresponsáveis, não tivemos êxito na nossa proposta, mas era o que poderíamos manter”, destacou João.  Conforme ele, ao retornar a prefeitura, após essa negociação, a ação imediata apontada pela equipe foi a realização do turno único com o corte de horas extras e aumentar a fiscalização para aumentar a arrecadação do município. Essas foram as duas medidas apontadas como imediatas para o município.

Em seguida a contadora da prefeitura Luciana Basso apresentou  várias tabelas comparativas ao ano passado e esse ano com os gastos previstos e o déficit financeiro do município. Os grandes “vilões’ apontados pela equipe foram os gastos com a energia elétrica e combustível, onde a previsão não calculava o grande aumento que houve em ambos. Além disso, o município não está recebendo todos os recursos do Estado e da União e isso tem afetado o caixa. Após apresentar todos os gastos, destacou que todos ali presentes sentiam-se “de mãos e pés atados, nossa intenção não foi de beneficiar alguns e sim para que não faltasse para ninguém, mas estamos buscando sugestões para outras formas de economizar”, desabafou.

Após foi a vez dos vereadores questionaram sobre o que foi apresentado . Rudi Brombilla fez uma breve apresentação de alguns dados levantados por ele e questionou se havia algum projeto do executivo para a arrecadação. Eduardo Assis sugeriu a demissão de CC’s para uma real economia.

O projeto do turno único chegou no final da tarde de segunda-feira (06) e terá o processo normal dentro do processo legislativo, passando dentro da comissões  e em seguida irá a votação. Podendo haver ainda a emenda de vereadores ao projeto.

Discussão

Com a presença dos membros da secretaria da fazenda na sessão o grande expediente foi utilizado para que eles pudessem fazer a explanação dos dados. Na hora de discutir os requerimentos, o presidente abriu o espaço livre para os vereadores e o assunto de maior dimensão entre os vereadores foi a volta de Gian Pedroso ao poder Legislativo, onde desejaram boas vindas e ao mesmo tempo opinaram quanto as últimas decisões do prefeito com as exonerações.

A grande crítica foi quanto a maneira em que está sendo conduzida a atual administração e a forma em que estão sendo tratadas pessoas que trabalharam na campanha para eleição do atual prefeito. Gian Pedroso declarou que não faria oposição ao partido e que estaria fiscalizando os projetos já encaminhados por ele via secretaria do desenvolvimento.

Estevão De Loreno disse que o prefeito não respeita o próprio partido, colocando a pessoa que organizou toda campanha política que o colocou hoje na prefeitura. Gauchinho disse que providências estão sendo tomadas e citou nomes de pessoas que foram para as ruas pedir voto e não são reconhecidos. Orion Albuquerque disse estar perdendo a paciência com as atitudes insanas do prefeito. Disse ainda ter um grande respeito por Felipe Sálvia “se o PSDB hoje é grande é Carazinho foi porque ele e o pai (Iron) trabalharam muito pelo partido”. Também relembrou uma das frases de Iron “Quando você não sabe, tem que se rodear de pessoas que sabem e não de pessoas que acham que sabe”, fazendo referência as mudanças do Executivo.

O vereador Márcio Hoppen brincou dizendo que “nem lá em casa eu vi lavar tanta roupa suja” e destacou que o seu partido está aprendendo com o erros da atual administração e tem feito um planejamento e se rodeando de pessoas com reuniões periódicas para montar um plano de governo. Daniel Weber também foi a tribuna e parabenizou o vereador Erlei por ter tido atitude de se pronunciar contrário desde o início do ano, mas também “culpo” o PSDB pela eleição de Renato “vocês tem tanta culpa quanto o PDT” afirmou o vereador.

Depois da discussão, todos os requerimentos foram aprovados, exceto o 11.811 que foi retirado por Eduardo Assis (autor do requerimento) pois as informações haviam sido repassadas em explicação dos servidores públicos.