Notícias

Vereador apresenta projetos para cuidados com a saúde nas creches

1 min atrás

No início da tarde desta quarta-feira (08) o vereador Eduardo Assis esteve reunido com a secretária municipal de educação Eloísa Dreyer para apresentar dois projetos  voltados as creches do município. O primeiro institui no município o programa de prevenção a diabetes nas creches e escolas públicas municipais.

Este projeto visa a prevenção de diabetes nas creches e escolas municipais, visando detectar nos alunos diabéticos ou que tendem a desenvolver a doença. O programa também prevê encaminhamento a tratamento de saúde e alimentação adequada para essas crianças.

O projeto também prevê que um questionário seja encaminhado aos pais/ responsáveis no início do ano letivo para tentar diagnosticar essa criança. Algumas perguntas simples como “você tem notado se a criança tem bebido água além do normal?; “”a criança tem urinado muito?”; “A criança tem passado mal frequentemente, com tonturas?”; “A criança tem reclamado que está com as vistas embaçadas?”; “A criança tem emagrecido rapidamente?”; “A criança tem histórico de familiares com diabetes?”. Tudo isso com o intuito de diagnosticar a doença cedo, dando mais tranqüilidade aos pais. Caso haja a confirmação das respostas, o aluno seria encaminha a rede pública de saúde pedindo prioridade no atendimento visando a realização de consultas e exames específicos para a constatação da doença.  

Outro projeto de lei apresentado pelo vereador é sobre a o programa “Médico nas creches municipais de Carazinho”. Este funcionará como um sistema de prevenção as doenças infantis, por meio de atendimento médico em todas as creches da rede pública municipal. De acordo com o projeto do vereador, o programa deverá contar com um profissional de pediatria, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem para prestar o atendimento de avaliação ponderal (peso e altura), nutricional e atualização de vacinas. Os profissionais da saúde dariam ainda orientações preventivas de doenças aos monitores. Essas visitas ocorreriam mensalmente programadas em datas específicas.

A secretária municipal de educação disse que ambos são muito interessantes e que “é o que deveria acontecer”. Parabenizou o vereador pela iniciativa e também disse que é parceira de implantar os projetos na rede de educação municipal. Também informou que o programa de prevenção a diabetes vem de encontro a uma parceria com a Fundação Nestlé no Programa Nutrir, onde Carazinho foi uma das cidades selecionadas para serem contempladas pelo programa.  

 

Diante da disponibilidade da secretária o vereador Eduardo Assis ficou de agendar uma reunião com o novo secretário de saúde que deverá ser anunciado nos próximos dias.  A intenção é de unir as secretaria e cuidar das crianças do município. 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×