Sessões extraordinárias marcaram a noite desta quarta-feira

À noite desta quarta-feira (02) foi marcada por duas sessões extraordinárias no legislativo municipal.

A primeira delas marcada para as 18:45 mim, teve em pauta a apreciação de dois projetos de lei do executivo municipal. O primeiro deles o PL 177/09 – Autoriza abertura de crédito suplementar mediante transferência de recurso orçamentário do legislativo para o executivo, no valor de  R$ 85.000,00; sendo que parte deste valor será para a manutenção de um veiculo que a ADEFIC recebeu de doação e outra parte para a compra de máquinas e equipamentos para os cursos profissionalizantes do CMEP.

O segundo projeto o PL 178/09 - Autoriza concessão de auxilio financeiro  para entidades, e abertura de crédito suplementar e transferência de recurso orçamentário do legislativo para o executivo, no valor de  R$ 12.000,00. O valor a que se destina o referido projeto visa beneficiar as entidades EPB Seccional Carazinho, EEI SAIC e Sociedade Beneficente Ilê Ase Alafim Oba Aganjú Jetioka (CASC). Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade de votos.

A segunda sessão aconteceu as 19:30 hs, logo ao término da primeira, e teve em pauta o projeto 143/09, o qual dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o ano de 2010, cujo orçamento é no valor de R$ 72,6 milhões.

Durante esta sessão foram apreciadas seis emendas, as quais  alteravam as metas, objetivos e as diretrizes da LDO 2010. As emendas apresentadas  disponibilizavam recursos para a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/ Subseção Carazinho, Sociedade Espírita Paz Amor e Caridade, Cáritas Paroquial Nossa Senhora de Fátima, Sociedade Beneficente Cultural Ilê Ase Alafim Oba Aganjú Jetioka, Hospital de Caridade de Carazinho e ao 2º Grupo de Policiamento Ambiental da Brigada Militar de Carazinho. O vereador Grandó (PTB) retirou uma de sua autoria, a qual disponibilizava valores para a OAB, durante a sessão.

Os vereadores em seus pronunciamentos colocaram suas posições quanto ao voto que dariam a alguns instantes. Os vereadores da base aliada ao governo defenderam a idéia de que as emendas deveriam  ser contempladas pelo prefeito no orçamento, e adequadas por ele da forma que acreditasse ser a melhor, não sendo imposta na forma de emendas pré-determinadas. Já os vereadores da oposição defendiam a idéia de que os valores eram necessários para as entidades, e que deveriam estar presentes no orçamento na forma das emendas.

Após as partes defenderem suas ideias, foram votadas as emendas. Desta forma, por 5 votos a 4, foram derrubadas as emendas, sendo que somente a emenda que dispunha um valor de R$ 600.000,00 para o HCC foi aprovada.

Agora, o legislativo aguarda para os próximos dias  que o Projeto do Orçamento para o ano de 2010 seja enviado para a Casa.