Audiência pública sobre a instalação da FERROSUL aconteceu hoje em Carazinho

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) audiência pública no plenário da Câmara Municipal sobre a Ferrosul, organizada pela Comissão de Representação Externa para Criação da Ferrosul, composta pelos deputados Jerônimo Goergen (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Gilberto Capoani (PMDB), Fabiano Pereira (PT) e Adroaldo Loureiro (PDT).

O encontro teve a presença de autoridades e representantes das mais diversas entidades de Carazinho e região.

A FERROSUL será a ferrovia que irá ligar efetivamente o Sul com o Norte do Brasil modificando a estrutura sócio-econômica Norte a Noroeste do RS, tornando-se desta forma  corredor para escoamento das produções dos Estados do sul. A ferrovia já existe até a fronteira com o estado de Santa Catarina e está prevista ligação com o Paraguai, Argentina e Chile. Como a malha ferroviária já esta aprovada no trecho entre Cascavel e Chapecó e deve sair do papel em breve para conclusão em até três anos, a idéia é contemplar o RS e fazer com que o nosso estado também se beneficie com o ramal ferroviário.

As entidades, sindicatos, vereadores e a prefeitura de Carazinho já manifestaram apoio à iniciativa destacado as inúmeras vantagens que o estado vai colher com a implantação da Ferrosul.

No próximo dia 18 de novembro acontecerá um dos momentos mais importantes da Comissão, onde durante a reunião do CODESUL em Campo Grande (MS) a Governadora do Estado Yeda Crusius estará assinando protocolo para a implantação da Ferrosul no Estado junto com os governadores de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Durante os próximos 30 dias, a Comissão estará realizando reuniões em outras cidades do estado buscando sugestões para a futura implantação da ferrovia no estado.