Câmara lamenta fechamento da creche da SAIC

Apesar de todos os esforços da SMEC e Câmara de Vereadores, entidade continuará apenas com a parte social

Mesmo com todos os esforços da Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação, a Sociedade de Amparo A Infância Carazinhense- Saic decidiu nessa sexta-feira (20) que não dará continuidade com a creche, apenas será feito o amparo as crianças através de serviço de assistência social.

Durante uma reunião nesta sexta na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a secretária Eloísa Dreyer apresentou o estudo feito em relação ao aluguel do imóvel, além de valores com  professores, reformas, recreacionistas, luz, água, telefone, por um período de 10 meses (março a dezembro). Nesse total o custo previsto era superior a R$ 780 mil para uma creche onde atenderia somente crianças entre os seis meses até três anos de idade. Com esse valor, Eloísa afirmou ser inviável que a secretaria assuma o prédio, pois atualmente de todas as crianças atendidas, somente quatro necessitam ser absorvidas por creches municipais. Esse número é considerado pequeno, o que causa alívio também por parte da educação municipal. Também na reunião foi mostrado aos presentes que um estudo já foi realizado para absorver cada uma destas crianças dentro da sua área de zoneamento.

Desta forma, o presidente da SAIC Rafael Piva disse se sentir aliviado com a situação e que em momento nenhum tinha “intenção de trazer algum problema para a secretaria”, mas que a maior preocupação da diretoria era com o bem  maior que a SAIC atende hoje – ou seja -  as crianças. Piva ainda ressaltou que nenhuma criança ficará desatendida, e isso tranquiliza a todos. Porém, o presidente enfatizou que agora a instituição fará a parte social, retornando as suas origens. A ideia inicial é de alugar o prédio, caso isso não ocorra, a opção será a venda do imóvel e com o dinheiro outras entidades que necessitam de apoio social terão o atendimento.

A secretária municipal de educação, disse lamentar que a escola tenha de fechar, mas que “tentamos resolver de todas as formas esgotamos as possibilidades, mas realmente o valor é difícil para nós, enquanto prefeitura” afirmou. Lembrou ainda que na metade do ano a Padre Gildo abrirá cerca de 80 vagas, em um novo local, próximo ao ginásio da Acapesu. Além desta, a Santa Isabel também atenderá mais 50 vagas, ou seja, não há com o que os pais se preocuparem quanto as crianças.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura também disse lamentar o fechamento da creche que formou muitos cidadãos, porém, também reconheceu todas as alternativas possíveis para evitar que isso ocorresse.