Vereadores buscam a manutenção da SAIC

Após diversas pessoas da comunidade buscarem a Câmara de Vereadores para auxiliar n a manutenção da Saic, os vereadores da mesa diretora estiveram reunidos no final da tarde segunda-feira (02) com o presidente da Saic Rafael Piva e a diretora Susi Knop. A reunião ocorreu no gabinete do presidente onde os oito vereadores estiveram ouvindo a decisão da diretoria de fechar as portas.

Na reunião os membros da entidade afirmaram que a SAIC existe há 57 anos e quando iniciou, surgiu com o intuito fazer o bem social. Tanto que pertencia a secretaria de assistência social do município. Porém, no ano de 1976, devida a falta de vagas, iniciou com o trabalho de creche e que atua até hoje. Desde então, passou a ser de responsabilidade de secretaria municipal de educação e, segundo o seu presidente, deixou de fazer o social e para  prestar o serviço somente de ensino. Para ele a entidade perdeu a sua essência no decorrer do tempo e este é mais um motivo da decisão de fechamento da diretoria da creche. De acordo com ele, será cumprido o contrato com o HCC para atendimento das crianças dos funcionários do hospital, mas após isso, as crianças deverão ser direcionadas a creches municipais.

A saída dada pela diretoria é de que a prefeitura municipal assuma a estrutura da creche. Conforme  Rafael Piva o prédio em que a SAIC está instalada pertence a entidade e está avaliado em R$ 500 mil. Atualmente a SAIC não possuiu nenhuma dívida, mas caso fechasse as portas hoje, por exemplo, teria uma dívida de R$ 50 mil com todas dívidas trabalhistas que deveriam ser pagas, entre outros valores que devem ser pagos. Para o presidente, caso não seja interesse do município, será feita e venda do prédio, pago as dívidas que é de responsabilidade deles e o restante do dinheiro serviria para que outras entidades fossem ajudadas por eles, tornando a SAIC novamente como prestadora de serviços sociais.

Em contato com a secretária de educação Eloísa Dreyer, foi relatada  da intenção de alugar o prédio para que a prefeitura possa assumir a creche com toda a estrutura de brinquedos, sendo uma opção também de diminuir a deficiência de vagas em creches municipais. A secretária, por sua vez, se mostrou bastante interessada em poder ajudar, para que as crianças e pais não fiquem desatendidos, mas que precisava ver quanto a questão legal desta ação. Nesta terça-feira haveria uma reunião com o jurídico da prefeitura para analisar a proposta entregue a ela na última semana para que seja tomada alguma decisão. Conforme a diretora da entidade, a SAIC pode comportar até 200 crianças em dois turnos e cerca de 100 em turno integral.

Para os vereadores, essa opção dada é de interesse do executivo até mesmo por ser um dos principais problemas da educação hoje a falta de vaga em creches municipais. Por esse motivo a câmara estará acompanhando o processo com o intuito de auxiliar na negociação para que os pais não fiquem sem opção. Em uma visita na manhã de segunda-feira com o presidente do legislativo um padrasto confessou que estava bastante preocupado com a situação da creche e disse que caso haja o fechamento ele, ou a mulher terá de deixar o emprego.