Legislativo visita Tribunal de Contas do Estado

Durante a segunda-feira (26) o presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho, vereador Paulino de Moura, o diretor de expediente Clayton Pereira e o assessor jurídico Norton Lorenzi estiveram visitando o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul -  TCE para sanar algumas dúvidas quando a administração do legislativo.

Ao chegar ao local foram recebidos pelo assessor técnico da ouvidoria do TCE Cleber Nascimento que relatou sobre o funcionamento do plantão do TCE nesse mês de janeiro que está atendendo as administrações. Outro assunto tratado foi a questão da transparência – Lei de Acesso a Informação. Em conversa, Nascimento ressaltou a importância de se disponibilizar as informações, sendo esse o maior foco do Tribunal, de incentivar a apresentar as contas à comunidade.

O presidente do legislativo, Paulino de Moura afirmou que esta era uma visita institucional e que há a intenção de ampliar a transparência que está disponível no site da Câmara de Vereadores. Destacou também que o poder irá realizar durante esse ano palestras em escolas para informar do papel do legislador, a função de um vereador e também orientações quanto ao trânsito e drogadição.

A partir disso, o assessor técnico informou que há diversos projetos que chegam ao TCE que podem ser aproveitados pela Câmara onde são desenvolvidos trabalhos educacionais dentro das escolas e também o “Vereador Mirim”, onde as crianças tem a oportunidade de trabalhar efetivamente como um vereador, tendo conhecimento das ações e também dos processos de um regimento.

Após isso, visitaram a consultoria técnica, onde foram recepcionados por Larissa Vargas, neste o jurídico tirou algumas dúvidas quanto a editais de licitação que serão abertos ainda neste ano e também quanto ao jurídico que deverá ser feito um edital de concurso público. Após isso, foi visitada a rádio web do TCE, para conhecer o seu funcionamento, já que é de intenção do poder legislativo de trabalhar com essa ferramenta.

Após a visita institucional, Paulino de Moura assegurou ao assessor técnico do TCE de que há intenção de trazê-lo para Carazinho para que seja feita uma palestra aos servidores públicos municipais e também reunir Câmaras da Região para que se aperfeiçoem. Esta deve ocorrer ainda no mês de fevereiro, atendendo a um pedido dos servidores da prefeitura municipal que afirmaram terem dificuldade em ir até lá e participarem de cursos.