Vereadores verificam situação de ruas no bairro Oriental

Rua está a seis meses aguardando para que as pedras sejam recolocadas nas ruas

Após diversas reclamações de moradores da Rua Vilmo de Conti, bairro Oriental, o presidente do legislativo Paulino de Moura acompanhado dos vereadores Erlei Vieira e Alaor Tomaz se deslocaram até o a rua para conferir a situação em que ela se encontra.

Há seis meses a secretaria de obras esteve no local a pedido do vereador Erlei Vieira, pois ele havia recebido em seu gabinete alguns moradores reclamando que frequentemente a encanação entupia e os resíduos ficam na rua, tornando-a um esgoto a céu aberto. Diante disso, o vereador juntamente com membros da secretaria estiveram no local para solucionar o problema. Após essa visita foi dado início ao trabalho e todos os tubos foram trocados, porém até hoje nenhuma pedra retirada foi recolocada.

Por esse motivo a comitiva da Câmara de Vereadores esteve no local e conversou com os moradores. Primeiramente explicando que estas obras são deveres da prefeitura municipal através da secretaria de obras, não cabendo ao legislativo executar e sim fiscalizar, por este motivos eles estavam ali. O presidente da câmara Paulino de Moura disse aos moradores que será feita uma cobrança maior em cima das necessidades da comunidade. Em conversa Paulino destacou que os vereadores são “os fiscais eleitos pelo povo e vamos nos unir a vocês para cobrar deles essas melhorias”.

Uma morada e dona de um mercado na rua disse que a rua está intransitável de um lado, além da poeira e barro que prejudicam muito para manter limpo o estabelecimento comercial. Ainda segundo ela quando chove a rua toda alaga, trazendo barro para dentro das casas, impossibilitando também  que os veículos dos próprios vizinhos saiam de suas residências.

Outra moradora reforçou a necessidade de as pedras serem recolocadas “antes era um esgoto que corria a céu aberto, agora é valeta no meio da rua”. Alguns vizinhos já teriam até mesmo colocando pedra brita para poder sair com o carro da garagem, mas com as chuvas não restaram nenhuma.

Mais uma situação é quanto à passagem de dois veículos em sentidos opostos. A opção de algumas vezes é passar pela valeta, já outros, sobem em cima das calçadas. De acordo com a moradora isso tem trazido cada vez mais prejuízos para eles e mesmo assim não há uma previsão de melhorias. Outro fato é a questão da boca de lobo que foi colocada, que de acordo com os relatos, é mais baixa que o curso da rua, fazendo com que a água da chuva fique empossada.

Após ouvir a comunidade, os vereadores se deslocaram até a Rua Pernambuco, onde também foi aberta uma valeta, mas esta devido ao volume de chuvas. A opção dos vizinhos foi de colocar pedras para possibilitar a passagem dos veículos.

Uma nova reivindicação junto a secretaria de obras será feita com o intuito de que os problemas relatados para os vereadores sejam solucionados o mais breve possível. De acordo com o presidente do legislativo essa fiscalização será constante nos bairros da cidade, onde o legislativo vai estar presente e cobrando para que as coisas aconteçam no município.