ABERTURA DE DUAS CPIs TOMA CONTA DAS DISCUSSÕES

Na noite de segunda-feira (29) presidida por Otto Gerhardt (PT) e contando com a presença todos os Vereadores, aconteceu mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores. Noite que foi marcada por discussões acirradas sobre a criação de duas CPIs, uma da Saúde e outra das Obras. Outro ponto bastante comentado foi a Audiência Publica da Eletrocar.

Depois da leitura dos trabalhos pelo secretário da mesa Vereador Rudi Brombilla (PP) passou-se ao Grande Expediente

O Grande Expediente deu espaço inicialmente a Tribuna Livre, ocupado por Noeli Souza, representante da Sociedade Recreativa Flor da Serra que explanou sobre a atual situação da entidade e a dívida de quase R$ 60 mil com o Governo do Estado. Ela pediu apoio do Legislativo para que se ache uma solução junto ao Governo Estadual, pois eles podem perder o prédio de sua sede que 81 anos pertence à entidade. Após o uso da tribuna livre foram colocados em votação os requerimentos verbais de emenda a criação das duas CPIs, incluindo o ano de 2009 nas investigações, ambos os requerimentos foram rejeitados. Após a votação dos requerimentos verbais foi exibido um vídeo que mostrava as promessas em relação a melhorias na área da saúde feitas pela atual administração durante a campanha eleitoral. No final da exibição do vídeo pela bancada da oposição, usaram da tribuna os seguintes Vereadores: Eduardo Assis (PSD), Márcio Hoppen (PMDB), Gian Pedroso (PDT), Anselmo Britzke (PDT), Alaor Tomaz (PDT), Orion Albuquerque (PSDB), Erlei Vieira (PSDB), Fernando Sant’Anna de Moraes (PP), Estevão De Loreno (PP) e Daniel Weber (PP). Os temas dos discursos se concentraram em críticas a criação da CPI na Secretária de Obra por parte da Bancada da Situação, pois segundo eles a uma semana atrás estavam todos elogiando o trabalho de Adair Bonaldi Flores no comando da pasta. E por parte do grupo de oposição o assunto foi a Audiência Pública da Eletrocar, todos elogiaram a postura da Administração da Empresa, mas fizeram críticas pesadas as palavras do Prefeito Municipal.

Na Ordem do dia, mais discussões em relação à criação das CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito). Uma delas vai investigar a saúde pública, principalmente a morte de uma pessoa depois de atendimento na unidade de saúde do bairro Nova Planalto, e também a falta de medicamentos na farmácia básica. A segunda CPI investigara a Secretaria de Obras, o motivo da criação é o encaminhamento de uma moto niveladora para conserto sem o processo de licitação posterior.

Os vereadores aprovaram por unanimidade os projetos em pauta, foram deferidas 29 indicações todas por unanimidade, também foram aprovados 21 requerimentos. Sendo que o Requerimento 4332 de Abertura de CPI sobre a Moto niveladora da Secretaria de Obras foi aprovado com 7 votos a favor e 6 contrários sendo que houve um empate e o voto do Presidente foi favorável . O Requerimento 4333 de Abertura de CPI para Investigação do Cidadão Jânio dos Santos e a falta de médicos e medicamentos na Secretária da Saúde foi aprovado com 7 votos a favor e 5 contrários. Os restantes dos requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito – MOTONIVELADORA

Presidente: Estevão de Loreno (PP)

Membro: Marcio Luiz Hoppen (PMDB)

Relator: Daniel Weber (PP)