VALE – ALIMENTAÇÃO DOS INATIVOS EM FOCO

Aconteceu na noite desta segunda-feira (03) a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carazinho, presidida por Otto Gerhardt (PT) e contando com a presença dos demais Vereadores, menos Erlei Viera (PSDB) licenciado por motivo de saúde, assumindo em seu lugar o Suplente Roque Pereira dos Santos (PSDB), Anselmo Britzke (PDT) também licenciado por motivos de saúde, assumindo o Suplente Vitor Antônio Xavier de Morais (PDT) e Orion Albuquerque (PSDB) licenciado por motivos particulares, assumindo Gilnei Jarré (PSDB). A Sessão foi praticamente toda voltada para a discussão da retirada do Vale-Alimentação dos Servidores Inativos. Sendo que a maioria do Grande Expediente foi usada pela Comissão que representa estes servidores.

Depois de lidos os trabalhos pelo Secretário Rudi Brombilla (PP), o Grande Expediente foi cedido o aos Representantes da Comissão dos Servidores Inativos para explanar sobre a retirada do Vale-Alimentação:

Ao ocupar a tribuna Elizabete Sefrin, afirmou que a comissão veio pedir apoio aos vereadores sobre a suspensão do vale, que foi concedido a 19 anos, que ao entender dos funcionários é um direito adquirido. Que não existe cunho politico nesta reivindicação. Comentou que existe aposentado ganhando R$ 400,00 com a retirada do vale, o que é desumano. Informou que a comissão convidou todos os Vereadores para comparecerem na manifestação da última sexta-feira.

A próxima representante da Comissão a usar a tribuna foi Diolena Capitânio pediu o apoio de todos os vereadores para que ajudem a todos aposentados, que são hoje 542. Informou que em três oportunidades, os aumentos foram dados com base no vale, portanto não sobre o salário, e sem o vale eles estão com esses três aumentos defasados. Falou das pessoas que tem empréstimos, contas ou limites de créditos esgotados, para esses R$ 230,00 fazem muita diferença. Comentou que vários municípios ainda pagam esse vale para os aposentados. Como Passo Fundo que paga como abono. Informou ainda que só foram à prefeitura em comitiva porque o Prefeito não os recebia.

Mais um representante da comissão usou da tribuna, José Antônio de Quadros, afirmou que em seu entendimento o que esta sendo tirado é salario, que faz uma falta tremenda, concorda que é necessário achar uma solução para o problema, já que houve o apontamento do Tribunal de Contas, mas outros municípios foram apontados também, e encontraram uma saída. Isso foi salario retirado dos aposentados. Garantiu que os funcionários não querem baderna, querem seus direitos, e apenas chamar a atenção do executivo em relação ao problema.

Afirmaram que na ultima sexta-feira durante a manifestação em frente a Prefeitura os inativos ficaram revoltados com a atitude do prefeito, e que a comissão nada pode fazer.  Que ficaram assustados com a presença da brigada. Lembrando que em Passo Fundo foi feita uma passeata com 3.000 aposentados e não foi preciso a presença da brigada. Salientaram a preocupação com os que ganham apenas um salário mínimo. Informaram também que em quatro encontros com o executivo, em apenas um foram recebidos pelo prefeito. Agradeceram em nome da comissão, do sindicato e dos servidores pelo espaço cedido e pela participação na manifestação de sexta feira passada.

Foi dada pelos Vereadores a ideia de o PREVI pagar o vale. Diolena explicou que com recursos previdenciários não se pode dar o abono, quem tem que repassar esse valor é o executivo. Somente com uma lei municipal, poderia ser regularizada. Mas seria necessária uma analise jurídica detalhada.

Em vários apartes os vereadores se manifestaram a favor de que se encontre uma solução para o impasse. Em alguns momentos os ânimos se exaltaram, criando embates sobre o assunto. Ao final os 13 Vereadores garantiram o esforço em conjunto para que o problema seja sanado coma maior urgência.

Ao final da explanação da Comissão dos Funcionários Inativos, como já havia sido esgotado o tempo do Grande Expediente, um acordo de bancadas estendeu por mais seis minutos o mesmo, para que os Suplentes de Vereadores que estavam assumindo pela primeira vez pudessem fazer uso da tribuna. Usaram da palavra:

Vitor Xavier (PDT) – Agradeceu os votos da população, a sua esposa que estava presente e ao Vereador Anselmo Britzke (PDT) pela oportunidade. Que tem certeza que ainda vai assumir várias vezes e que não pretende se prender a embates políticos. Falou sobre suas feitas no Departamento de Transito, afirmando que a seu ver o estacionamento rotativo implantado em nosso município é um dos melhores do brasil. Disse estar à disposição da população e dos Vereadores em seu Departamento. E para finalizar garantiu que em breve voltará a esta casa.

Roque dos Santos – Agradeceu a oportunidade, na sua primeira noite como Suplente de Vereador, e que não sabe se assumira novamente, pois o futuro a Deus pertence. E lembrou que na sua campanha simples, conseguiu 133 votos, agradecendo aos que acreditaram nele, que é uma pessoa humilde, mas que tem direitos e deveres, e que o Roque do Lixão continua de coração para ajudar a população, bordão usado em sua campanha.

Na Ordem do Dia foram deferidas 19 indicações e aprovados 18 requerimentos. Todos a disposição da população no Site da Câmara Municipal de Vereadores – www.camara.crz.rs.gov.br