Notícias

Unidade Avançada do Salvar Samu deve iniciar atividades até meados de abril

1 min atrás

 

Na manhã de segunda-feira (19), reuniram-se nas dependências do Hospital de Caridade de Carazinho o Secretário Municipal da Saúde, Mauro Mazzutti, o responsável pelo orçamento do município,  Daniel Schu, Direção do HCC e o Presidente do Legislativo, Vereador Erlei Vieira, para tratar da parceria envolvendo o município e o HCC para contratação dos profissionais do serviço Salvar Samu Avançado.

 

As negociações entre HCC e Prefeitura municipal avançaram e a previsão é que para meados de abril as atividades devam iniciar. Alguns integrantes da equipe já receberam o treinamento em Porto Alegre e já estão prontos para atuar dentro da unidade avançada.


O secretário da saúde solicitou ao HCC urgência para a manifestação positiva ou negativa acerca da proposta e ressaltou que caso o HCC não aceite parceria o município irá contratar emergencialmente os profissionais para iniciarem os trabalhos.


O presidente do Legislativo  colocou da necessidade de ampliar o serviço de transporte da saúde de forma urgente e qualificar os veículos utilizados, “com a instalação do SAMU avançado iremos avançar e não iremos mais necessitar adquirir o serviço de transferência terceirizado, avançamos nessa questão, mas precisamos construir a aquisição de novas ambulâncias para saúde para o atendimento das demandas de urgência e emergência, inclusive tive sucesso na busca de recursos para a aquisição de um veículo tipo Van para saúde que deve estar sendo entregue nos próximos dias, quero viabilizar mais uma emenda para compra de uma nova ambulância” finalizou .


Erlei ainda prestou apoio incondicional ao projeto Salvar Samu e solicitou que assim que seja implantada essa unidade seja estudada a possibilidade de incluir mais um serviço alem do SAMU Básico e Avançado para Adultos, precisamos avançar e conquistar uma ambulância para recém-nascidos.  


Entenda um pouco mais sobre o SAMU:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (no Brasil também SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence , que faz uso da mesma sigla "SAMU" e é considerado por especialistas como o melhor do mundo. Em alguns idiomas, o termo Samu significa Serviço de Atendimento Medico de Urgência.


No Brasil, é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. O projeto piloto do SAMU brasileiro aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto. Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita). 

 

Patrick René - ASCOM

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×