Erlei recebe representantes da ACAPA

Na manha desta quarta-feira (29) o Presidente do Poder Legislativo, Vereador Erlei Vieira, recebeu em seu gabinete, representantes da ACAPA (Associação Carazinhense de Proteção aos Animais) que vieram até o Legislativo no intuito de solicitar apoio da Câmara Municipal, para a manutenção dos trabalhos da associação em nossa cidade.

A ACAPA é uma entidade não governamental, e sem fins lucrativos, que realiza na cidade de Carazinho, o trabalho cuidado aos animais abandonados e vítimas de maus tratos. A entidade se mantém através de doações do poder público e privado, mas conforme sua representante Sirlei Lopes, os valores repassados a entidade, são insuficientes para suprir as demandas.

A legislação brasileira prevê que a tutela de todo e qualquer animal, é responsabilidade do estado, devendo este, proteger e salvaguardar os mesmos. Em Carazinho, a não existência de um setor de controle populacional e de zoonoses, transfere para ONGs como a ACAPA a responsabilidade pelos cuidados com os animais.

A Associação Carazinhense de Proteção aos Animais tem no momento, aproximadamente 450 animais, entre cães e gatos, de pequeno, médio e grande porte, todos mantidos com as doações, parte advindas da comunidade, e parte do poder público municipal. No entanto, com o aumento da demanda, pelos serviços da ONG, os recursos já não suprem a carência real da entidade, que vem sofrendo com déficit financeiro mês após mês.

Conforme Sirlei Lopes, muitas pessoas acreditam que a ACAPA seja uma organização pública, e que, portanto tem a obrigação de receber e atender os animais e a comunidade a qualquer hora do dia e da noite, mas na verdade, a entidade trata-se de uma organização não governamental, e, portanto não esta obrigada a realizar atividades em tempo integral, já que todos os envolvidos são voluntários e não recebem nenhum valor pelos serviços prestados, sendo estes totalmente filantrópicos.

O Presidente Erlei Vieira, colocou o Poder Legislativo a disposição da ONG, e manifestou sua satisfação pelo trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos, mesmo com as dificuldades financeiras.

Foto Patrick René-ASCOM