Destaques da Primeira Reunião do Ano no Legislativo

Foi na noite desta segunda-feira (06) que se realizou a primeira reunião ordinária do Poder Legislativo de 2012, com apresentação de requerimentos e indicações, e a posterior votação dos requerimentos, que tendo sido votados em bloco, foram aprovados por unanimidade.

Na tribuna, fizeram uso do tempo regimental no grande expediente, os Vereadores Gilnei Jarré, Felipe Sálvia e Elbio Esteve, que em seus pronunciamentos, explanaram temas como saúde, obras e infra-estrutura.

Alguns trabalhos apresentados ganharam destaque por parte de seus Vereadores, confira alguns:

Vereador Edir Chitolina: Solicita ao Executivo Municipal para que determine ao setor competente que seja refeito o calçamento da Rua General Sampaio.

Vereador Elbio Esteve: O Vereador abaixo assinado solicita que após lida em plenário, e deferida na forma regimental, seja encaminhado ofício ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Ministro Mendes Ribeiro Filho, manifestando a vontade deste Poder Legislativo, na criação de um programa de combate aos efeitos da seca, e seus impactos na produção leiteira das regiões produtoras. Sabendo da necessidade do crescimento da bacia leiteira no município de Carazinho, com a ampliação de empresas do ramo de laticínios, torna-se necessário além de programas de fomento a criação de gado leiteiro na região, programas de combate aos efeitos da seca, e seus impactos na produção. Como em qualquer outra área da gestão pública, na questão do combate a seca, a melhor alternativa, é a implementação de programas de prevenção aos efeitos da seca, como abertura de bebedouros para o consumo dos animais, abertura de poços artesianos, e construção de cisternas nas áreas rurais. Na certeza do mesmo interesse do Nobre Ministro, em minimizar os efeitos das secas que constantemente tem castigado o estado do Rio Grande do Sul, aguardamos ansiosos a implementação deste programa que vem de encontro aos anseios dos produtores de nossa região.

Vereador Erlei Vieira: Solicitando ao Executivo Municipal, que determine ao setor competente, que seja estudada a possibilidade de equiparar os salários da classe das auxiliares de serviços pedagógicos com a de auxiliar de técnico pedagógico.

Vereador Eugenio Grandó: Institui no município de Carazinho, o Programa Melhor Idade em Movimento.

Vereador Felipe Sálvia: Solicita que após lida em plenário, e deferida na forma regimental, seja enviado oficio ao Sr. Prefeito Municipal, solicitando que providencie medidas urgentes no sentido de solucionar novos problemas que vem ocorrendo e que infelizmente envolvem a saúde pública municipal. Fomos informados de que houve atrasos na chegada de pacientes para o atendimento médico em outros municípios em razão de que não havia combustível suficiente para o trajeto na ambulância que fazia o transporte dos pacientes. Por favor, Senhor Prefeito, são vidas humanas que estão em jogo, muitas vezes segundos podem fazer a diferença, que dirá, minutos ou horas. Em qualquer situação a prioridade é a vida, a saúde, e infelizmente apesar de ser uma das principais promessas de campanha de nosso atual governante, até agora sabemos que as coisas não estão a contento da população, em boa parte de seu mandato constatou-se a falta de medicamentos, o atraso no agendamento de consultas, exames e cirurgias, falta de médicos nas unidades básicas de saúde, falta de material para procedimentos, falta de atendimento no setor de urgência e emergência e agora mais essa de falta de combustível para o transporte dos doentes. Quando a saúde vai ser prioridade nessa administração?

Vereadora Sandra Citolin: A Vereadora abaixo assinada requer que após lido em plenário, e deferida na forma regimental, que seja enviado ofício parabenizando o Deputado Estadual Márcio Biolchi  -  PMDB RS, por assumir como  novo líder da Bancada Peemedebista da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Certamente este é o reconhecimento a este jovem Deputado Estadual pela dedicação, seriedade e o trabalho em prol da democracia, pois conforme falou o escritor Fernando Sabino, “A Democracia dá a todos o mesmo ponto de partida; quanto ao ponto de chegada depende de cada um.”

Vereador Gilnei Jarré: O Vereador abaixo assinado solicita na forma regimental, que seja enviado ofício ao Executivo Municipal, reiterando as inúmeras solicitações realizadas em 2011, para que realizassem benfeitorias como capeamento asfáltico nas ruas Ipiranga e Padre Gusmão, visto que as vias estão intransitáveis, sendo diariamente reivindicadas pelos moradores.