Notícias

Formatura de 272 alunos do PROERD

1 min atrás

Na manhã de quinta-feira, 15, no Ginásio da Escola Eulália Vargas Albuquerque - CAIC foi realizada a formatura de 272 alunos do PROERD. A nível local o Programa é uma iniciativa do 38º BPM e conta com o apoio de diversos empresários e do Poder Judiciário.

O vice-presidente do Legislativo Erlei Vieira prestigiou a formatura dos alunos e parabenizou a equipe organizadora, "está de parabéns o 38 BPM que está promovendo a prevenção a violência e ao uso de drogas essa é uma das únicas ações de prevenção existentes no município e merece o reconhecimento de todos".

Na oportunidade foi entrega a premiação aos alunos vencedores do concurso de redação realizado internamente entre os participantes.

Conheça o PROERD.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).

Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD.

Objetivos do Programa

Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência  entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa  oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que  favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos.   O desenvolvimento do conteúdo do PROERD pode  ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.

Atividades com pais ou responsáveis

Uma parte importante do programa é envolver os pais ou responsáveis nas atividades, sendo que, na primeira lição, é encaminhada mensagem por intermédio do aluno para que estes tomem conhecimento do programa em que seu filho participará e das reuniões programadas, durante os trabalhos, com eles.

O Programa proporciona informações sobre comunicação com os filhos, construção da autoestima, fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, fatores protetores e fontes de pressão, resolução de conflitos e a violência.

Treinamentos com Policiais

Este processo inicia-se com uma rigorosa seleção dos policiais, pois, desta iniciativa, dependerá o sucesso ou não do Programa. Estes policiais deverão enquadrar-se em diferentes aspectos, os quais deverão levá-lo a ser um constante pesquisador e estudioso do assunto. 

Quesitos exigidos na seleção:

a) Ser voluntário;

b) Ter, no mínimo, um ano de serviço em atividade-fim da Corporação;

c) Possuir experiência e/ou formação em atividades educacionais, recreativas e/ou comunitárias;

d) Estar classificado no mínimo no comportamento Bom;

e) Não estar respondendo a processo civil ou militar e nem a inquérito, na condição de indiciado em delitos incompatíveis com o trabalho com crianças;

f) Não ter sido condenado em processo civil ou militar em delitos incompatíveis com o trabalho com crianças;

g) Ter nível médio completo, ou estar cursando ou ser formado em nível superior;

h) Ter facilidade de expressar-se verbalmente;

i) Não ser dependente de fumo, álcool e outras drogas.

O Policial Militar selecionado participará do Curso de Formação de Instrutores, com duração de 80 h/a durante duas semanas. Este curso o habilitará a desenvolver o Programa para as 4ª séries do Ensino Fundamental.

Fonte: http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Estrutura/proerd/programa.html

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×