Evento marca a passagem dos 50 anos da Legalidade

Através da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Vereadores, FUCCAR e FUNDESCAR, objetivando a realização de ações que registrem em nosso município os 50 anos do Movimento da Legalidade, importante marco na história da política de nosso país foi realizado na última sexta-feira, no mini auditório da ULBRA Campus Carazinho o Painel da Legalidade com a participação do Sr. Romeu Scálaglia Barleze e jornalista Carlos Bastos, ambos viveram e participaram ativamente do movimento, também participou do painel a Deputada Estadual Juliana Brizola.

A jornalista Ana Maria Leal foi à mediadora do evento e após realizar a abertura passou de imediato a palavra ao jornalista Carlos Bastos que retratou a realidade vivenciada dentro dos porões do Palácio do Piratini durante os 13 dias que perduraram o Movimento, " poderia destacar diversos momentos que vivi dentro dos porões do Piratini mas escolhi o que considero o mais tenso, entre eles quando houve a ameaça de bombardeio ao Palácio e quando anunciaram a vinda dos tanques para o ataque. Foram momentos muito tensos, mas também muito emotivos, eu me lembro com bastante emoção daquele período", destacou o jornalista, que cobria o Palácio e a Assembleia Legislativa para o Jornal última Hora.

Bastos finalizou seu pronunciamento ressaltando, "Eu tenho clube, tenho partido e sempre procurei agir como jornalista, a única vez que fui militante e não jornalista foi na legalidade".

Já o Sr. Romeu Barleze retratou as ações que foram realizadas em Carazinho durante o movimento, Romeu foi um dos líderes da legalidade no município e reuniu grande número de participantes que se instalaram no prédio da prefeitura municipal, foi de lá que foram norteadas as ações do movimento. Fato que foi destacado pelo carazinhense foi à dificuldade em para manter a rádio da legalidade no ar no município, "os militares procuravam nosso transmissor e mal sabiam eles que ele estava instalado na casa de meu irmão e essa foi à principal arma desse movimento o microfone e as ondas do rádio".

Homenageados com a entrega do certificado de destaque no movimento da Legalidade em Carazinho

Sr. Artur Almeida -

Sr. Clóvis Goulart

Sr. Delfino Quevedo -

Dr. José Alcindo Dill Pires

Dr. Luis Vogt Ramos, representado por sua esposa NORMA RAMOS

Sr. Romeu Scáglia Barleze

Sr. Vitor Machado

Também o jornalista CARLOS HENRIQUE BASTOS recebe a homenagem em Carazinho, por ocasião das comemorações dos 50 anos da Legalidade.

Por indicação dos mestres em história Silvana Santos de Moura e Ney Eduardo Possapp d Avila autor do livro "Um Olhar Sobre a Legalidade", editado em 2011, que há mais de vinte anos pesquisam a história de Carazinho e região, foram lembrados também no movimento dos seguintes carazinhenses:

- Sebastião Olegário Haeffner "Bastico",

- José Maria Medeiros,

- Anita Gobbi

- Lauro Webber

- Ernani Penz,

- Ernesto José Annoni

- Oniva Moura,

- José de Quadros,

- Padre Lauro Hoffmann,

- Aldo Schlichting,

- João Silveira,

- Leonel de Moura Brizola,

- Homero Carlos Simon,

- Armando Scaglia Barleze,

Para finalizar o evento foi aberta a exposição, "O parlamento gaúcho no Movimento da Legalidade- 50 anos" no Espaço Cultural Ulbra, a exposição ficará a disposição da comunidade até o dia 06 de dezembro.