Programa estruturante REDES DE COOPERAÇÃO é lançado em Carazinho

Com o objetivo de divulgar o Programa Redes de Cooperação foi que o Secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais Márcio Biolchi, o Coordenador do Programa Carlos Alberto Hundertmarker e o supervisor do programa Nelson Thiesing estiveram nesta quinta-feira (23) em Carazinho, a solenidade aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC).

O evento ainda contou com a presença dos prefeitos de Carazinho e Chapada, Aylton Magalhães e Gelson Scherer; dos secretários do executivo municipal, do presidente da ACIC Jocélio Cunha e dos representantes do legislativo Presidente Vereador Leandro Adams (PT) e da Vereadora Sandra Citolin (PMDB).

O Programa que é uma iniciativa do Governo do Estado e que visa desenvolver a cultura associativa entre pequenas empresas foi iniciado em 2000. Em Carazinho, o evento contou com a presença de empresários, agricultores e representantes de entidades.

O programa objetiva ampliar a competitividade dos produtos e serviços do Estado, através da criação de um ambiente de inovação, promovido através da geração e transferência de conhecimento, formação, atração e fixação de inteligência, buscando a preservação dos postos de trabalho mediante melhoria da qualificação profissional. A meta do programa é reunir empresas com interesses comuns em Redes de Cooperação, constituindo uma entidade juridicamente estabelecida, que mantém a independência legal e a individualidade de cada empreendimento participante.

Através de parcerias como a Secretaria do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Secretaria da Ciência e Tecnologia, Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Procergs, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no RS (SEBRAE – RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RS), entidades setoriais, prefeituras, universidades e institutos de pesquisa que o Governo Estadual consegue atingir segmentos tradicionais e nascentes da economia gaúcha e trabalhadores a ele vinculados.

Conforme destacado no encontro, nos três primeiros anos de programa foram apoiadas 43 Redes de Cooperação, com um total de mil empresas integradas. Desde o inicio do programa até os dias de hoje já somam-se 220 Redes de Cooperação. Conforme Hundertmarker, 98% da economia do país provem de micro e pequenas empresas, e o índice de mortalidade das mesmas é bastante alto, chegando a 75%. Conforme analise feita no encontro, Carazinho tem grandes chances de se tornar um município que abra novas linhas para o programa, pois está localizado em um pólo moveleiro e metal-mecânico privilegiado.

Foto: Bethânia Loeblin/Jornal Diário da Manhã