Erlei busca apoio com o Secretario Osmar Terra para o projeto do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos

O vereador Erlei Antônio Vieira (PSDB) e o Deputado Estadual Nelson Marchezan Júnior (PSDB) reuniram-se nesta segunda-feira (06), com o Secretário Estadual da Saúde, Sr. Osmar Terra, para tratar sobre a necessidade de construção de uma clínica para tratamento de dependentes químicos e adequação e ampliação da ala psiquiátrica do Hospital Comunitário de Carazinho (HCC).

O vereador Erlei Antônio Vieira explicou para o Secretário Terra que Carazinho, a exemplo do RS, está sofrendo com uma epidemia de crack. Atualmente, existem nove vagas disponíveis no hospital, que são insuficientes para atender a demanda de novos casos, que chegam a 20 por mês. “A lista de espera é grande e em alguns casos os pacientes precisam aguardar mais de 30 dias para conseguirem atendimento. A construção da clínica é fundamental para a complementação do tratamento dos pacientes e do trabalho que vem sendo realizado pelo Executivo, Legislativo, Comen e pelo Ministério Público no combate às drogas”, ressaltou o vereador.

O vereador Erlei, que é consultor em dependência química e tem trabalho de 11 anos no combate às drogas e tratamento de dependentes químicos e de seus familiares, explicou também que, como não há vagas para todos os pacientes, muitas famílias são obrigadas a buscar atendimento em outros municípios e regiões. O vereador, que atualmente trabalha na ala psiquiátrica do Hospital de Caridade, salienta que, com a clínica em Carazinho, além do custo menor, a família mantém o contato com o paciente e pode participar ativamente do tratamento.

Marchezan explicou para o secretário que a clínica é importante para Carazinho e região, que apresentam altos índices de dependência química e não possuem locais adequados para esse tipo de tratamento. Marchezan demonstrou especial preocupação em relação ao aumento do consumo de crack no RS. A droga é barata, disse ele, e vicia muito rapidamente, sendo que as chances de recuperação são praticamente nulas. Conforme o parlamentar, Carazinho por sua localização, é uma das rotas por onde tráfico de drogas passa no RS, o que aumenta a necessidade de construção da clínica no município.

O secretário Osmar Terra, por sua vez, acenou com a possibilidade de ampliação do convênio com o HCC. Segundo ele, a Secretaria Estadual da Saúde vai avaliar a possibilidade de liberação R$ 1,9 mil por paciente, além dos R$ 900 repassados pelo SUS atualmente.