Sandra Citolin e Erlei Vieira recebem comitiva de Quinze de Novembro

Na tarde da última quinta-feira se reuniram no gabinete da presidência, o vereador Osmar José Saatkamp, a Conselheira Tutelar Janice de Oliveira Pereira, o Assistente Social Luciano Webber e a Agente Comunitária de Saúde Erna Elaine Güntzel que formaram a comitiva de Quinze de Novembro, que tem por objetivo buscar experiências com o município de Carazinho, para realizar um forte trabalho no município de prevenção ao Bullying e ao uso de drogas.

Os representantes de Quinze de Novembro motivados pelas informações que receberam da equipe da ASCAMAJA referente ao trabalho realizado pelos vereadores de Carazinho agendaram a visita e vieram até o município buscar subsídios e levar as boas experiências ao seu município.

O vereador Erlei com sua larga experiência no trabalho de atenção aos Dependentes Químicos os aconselhou a instituir no município o Conselho Municipal de Entorpecentes, para isso, repassou à equipe a Lei de Carazinho para servir de modelo na elaboração do projeto de Lei. Com a criação do COMEN o próximo passo, segundo o vereador, é buscar a criação de programas como os que eram realizados em Carazinho, como o redescobrindo a flor, o amando a vida e a realização de palestras preventivas ao uso de drogas.

Em específico ao projeto Amando a Flor, Vieira explicou a metodologia utilizada no programa, "são escolhidos cinco representantes de cada escola e esses são capacitados para serem multiplicadores da prevenção ao uso de drogas nas suas escolas, os alunos, após realizarem o trabalho retornam ao grande grupo formado por toda rede de ensino do município e trocam experiências para realização de novas atividades, formando um ciclo que é autossustentável, em Carazinho o programa foi suspenso devido às novas políticas implantadas pela direção do COMEN, mas enquanto atuou fez sucesso e foi de grande valia na prevenção ao uso de Drogas".

A presidente Sandra Citolin repassou as experiências adquiridas na elaboração da Lei Anti-Bullying no município, e também o que vivencia como educadora. Sandra comentou da realidade vivenciada nas escolas com relação ao bullying, "muitas crianças estão sofrendo e precisam da nossa ajuda, identificando os agressores e os agredidos e os encaminhando para o serviço adequado".

Por fim, ambos os vereadores se colocaram a disposição para ir ao município de Quinze de Novembro apresentar suas experiências e também levar um pouco do conhecimento à cidade vizinha.