Élbio Esteve demonstra preocupação com a Medicação Distribuída pelo Município

O vereador Élbio Esteve, mais uma vez preocupado com a saúde da população, manifestou-se na última reunião ordinária do legislativo municipal, sobre a questão da qualidade dos medicamentos distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o parlamentar, a qualidade do medicamento que é distribuído pelo governo, muitas vezes deixa a desejar, por uma série de aspectos, mas o principal deles, é que tenta compensar o baixo preço na qualidade dos medicamentos, causando assim, prejuízos a saúde dos usuários, conforme o parlamentar, "É necessário uma dose muito maior de um medicamento de má qualidade, para obter o resultado de um único comprimido de um medicamento de boa procedência"!

O parlamentar salienta ainda, que os medicamentos de má qualidade, são geralmente os medicamentos similares, (cópia dos medicamentos de referência). Élbio aponta como alternativa aos medicamentos de marca ou referência os genéricos que possuem rigoroso controle de qualidade sendo avaliados pelo Ministério da Saúde constantemente e considerados idênticos aos de referência. Como médico Élbio ainda destacou a importância de dar preferência a medicamentos de laboratórios confiáveis, seguindo a indicação de um profissional de saúde.

Por fim, o parlamentar ainda destaca que à questão das licitações dificultam a compra de medicamentos de qualidade, já que as licitações obrigam o ordenador de despesas a comprar o medicamento de menor valor, não levando em consideração aspectos importantes como a qualidade dos mesmos.

Ainda sobre a questão da licitação, Esteve reiterou, "estaremos unindo esforços com nossa assessoria, e pessoas da área, para que juntos possamos pensar em uma solução legal para este problema, dando ao ordenador de despesas a escolha de poder comprar um medicamento de melhor qualidade, beneficiando assim toda a população.