Erlei visita Primeira Comunidade Terapêutica Pública do Brasil

O vereador Erlei Vieira esteve em Cachoeirinha-RS visitando a Comunidade Terapêutica Reviver acompanhado do Prefeito Municipal de Cachoeirinha, Luiz Vicente Cunha, que é o idealizador do projeto pioneiro no Brasil.

No primeiro contato com o prefeito, Erlei viu no projeto de Vicente o seu sonho realizado, outro fato que os tornou mais próximos foi o fato dos dois serem dependentes químicos em recuperação e encontraram na política uma forma de ajudar as pessoas com os problemas decorrentes da drogadição.

Durante a tarde desta terça-feira Erlei teve a oportunidade de conhecer a estrutura da Comunidade Reviver, que tem suas ações norteadas pelo programa dos doze passos que faz parte da filosofia dos grupos de mutuo ajuda. A comunidade está atendendo 30 pacientes tendo uma área de 11 hectares com completa acessibilidade as pessoas com deficiência, sala de ensino para complementação dos estudos e preparação para o Enem, oficinas de padaria e confeitaria, produção de fraldas, plantação de hortaliças, frutas e criação de animais. Toda a produção será vendida, com rendimento estimado de R$ 10 mil mensais.

O Prefeito comentou com o vereador que o custo do município em manter a estrutura para o tratamento se torna mais em conta, mais eficiente e mais completa do que terceirizar o tratamento, "possuímos os profissionais técnicos para atuarem junto á comunidade no quadro efetivo do município e conseguimos viabilizar muito desta estrutura com parcerias da comunidade com a prefeitura, mas a ideia e torná-la o mais autossuficiente possível, por isso estamos implantando as oficinas que irão gerar produto para venda.  A ideia é chegar  um ponto que o município pagará apenas os profissionais envolvidos, atualmente o município investe R$800,00 por interno".

O vereador Erlei colocou ao prefeito que o município possui atualmente convênio com uma comunidade terapêutica que custa aos cofres públicos aproximadamente R$1.400 por interno e os resultados alcançados são duvidosos. "Precisamos de um projeto igual ao de Cachoeirinha em Carazinho, irei convidar o prefeito municipal e meus colegas vereadores para virem até aqui e conhecerem toda estrutura, com toda certeza sairemos daqui com a convicção de que uma unidade destas irá contribuir e muito para o tratamento do dependente no município, já que possuímos uma rede de atenção que será reorganizada com a instalação do Caps Álcool e Drogas, com a construção da Nova Ala de Desintoxicação de Dependentes Químicos e com a Comunidade Terapêutica Municipal."

No final do encontro o vereador e o prefeito participaram do grupo de mutuo ajuda desenvolvido na Comunidade Reviver no qual Erlei apresentou aos jovens sua história de vida.