Deputada Zilá Breitenbach visita o legislativo municipal

Durante a sessão da última segunda-feira (16), o Legislativo de Carazinho foi honrado com a presença ilustre da Deputada Zilá Breitenbach (PSDB/RS), a qual compareceu a convite do Vereador Gilnei Jarré.

Na ocasião a Deputada Zilá fez uso da tribuna e falou sobre mulher e política no atual cenário nacional, remetendo-se a fatos históricos desde os primórdios da humanidade até os dias atuais representados nas palavras dela pela Governadora Yeda. Seria impossível que citássemos apenas trechos de seu discurso, por isso resolvemos colocá-lo na integra:

“Em um século de revoluções, nenhuma foi tão intensa como a Revolução Feminina. Se olharmos para trás, ficamos estarrecidos e emocionados ao ver a profunda mudança ocorrida na vida das mulheres. Desde o princípio da vida, de acordo com a Bíblia, Deus criou primeiramente o homem e em seguida, a mulher. Esta veio para o progresso da espécie e a geração de novas vidas.
Desde a Antigüidade a mulher vem sofrendo discriminações. Na Grécia, elas e os escravos ocupavam a mesma posição social. Na Idade Média, as mulheres passaram a ocupar posições de comando nos negócios familiares e tiveram um papel importante na preservação da cultura. A Idade Média foi palco de uma das maiores perseguições contra a mulher: a "caça as bruxas", quando a Igreja, através do Santo Ofício (Inquisição), liderou o massacre, qualificado como verdadeiro genocídio contra o sexo feminino.
A inquisição perpetrou crimes silenciosos e permitidos. Joana D Arc foi um exemplo dessa época. Embora tenha optado pela guerra e chefiado exércitos buscando salvar a França contra os Ingleses na Guerra dos 100 anos, foi acusada de feiticeira, o que ocultou o caráter político de seu processo.
Muitos anos se passaram e muita coisa mudou. O desenvolvimento tecnológico e crescimento da industrialização fizeram esta história mudar.
As mulheres estão lutando para conquistar cada vez mais espaços, mesmo que, ao lado dos negócios, do trabalho, tenha que dar conta de outras responsabilidades como a família e os filhos.
Reconhecida pela sua força e ousadia, a mulher batalha pelo que deseja e hoje conquistou seu lugar, fazendo história na sociedade, percorrendo novas posições, rompendo barreiras, preconceitos e obstáculos. Lutando pelo seu espaço, a mulher realizou reivindicações pelo direito do voto, igualdade social, a disputa pelo mercado de trabalho e seus direitos trabalhistas,  sendo considerada uma verdadeira vencedora, símbolo do amor, da vida e da potencialização do trabalho.
A presença da mulher no mundo dos negócios aumenta nas pequenas e grandes empresas e nos mais diversos ramos de atividades, do cooperativismo, onde ainda há muito a conquistar, ao setor de franquias. O resultado traduz, além do espírito empreendedor, o espírito de independência da mulher. A maioria quer ter sua renda e estar à frente das decisões, mesmo que, às vezes, tenha de cumprir dupla jornada, no comando de seu negócio e na administração da casa.
Neste século, as mulheres deram um salto importante rumo ao sucesso, o que oportunizou uma série de conquistas sociais, políticas, econômicas e até mesmo pessoais. Elas estão lutando para serem reconhecidas gradativamente. Basta um olhar histórico retrospectivo para captar a capacidade de organização, superação e inserção em um mundo quase exclusivamente masculino.
A mulher assusta; não só pela postura firme quando vai à luta, como pelo compromisso mais consolidado com a transparência e a ética. Na empresa privada ou pública, e no âmbito da representação setorial, ela marca presença e conquista mais e mais posições de destaque. A mulher sabe o que deseja, por isso tem consciência de que muita coisa mudou para ela. Muito otimista, realista e informada, embora reconhecendo as dificuldades (estar sozinha ou não), sabe o que fazer para atingir suas metas. E não é pouca coisa. São consideradas “estrategistas” em relação ao futuro, sentindo-se “protagonistas” no compromisso de transformar o país. E sabe de forma prática, a relação direta entre um futuro que podem gerenciar e a necessidade de se preparar para isso.
Ela deixou de ser apenas uma parte da família, para se tornar o comandante dela em algumas situações e até assumir a presidência de uma empresa. Por isso, seu ingresso no mercado é uma vitória. O processo é lento, mas sólido “.