Acessibilidade é Tema de Reunião no Legislativo

Na manhã de sexta-feira, (11), na Câmara Municipal, aconteceu reunião promovida pelo Legislativo Municipal e o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (CMPD), na reunião foi discutido a acessibilidade nos prédios públicos. Inicialmente o foco foi o prédio do INSS Carazinho, nas próximas reuniões será montada uma comissão que irá realizar um levantamento mais amplo em todas as instituições públicas no quesito acessibilidade.  Participaram do encontro a Presidente do Legislativo, vereadora Sandra Citolin, vereadores Erlei Vieira e Gilnei Jarré, Promotor de Justiça, Cristiano Ledur, Presidente Estadual do Conselho das Pessoas com Deficiência Paulo Kroeff, gerente do INSS Carazinho, Josué de Souza, representante do CREA, Raquel Rhoden e demais convidados, o Executivo foi convidado, mas não enviou nenhum representante.

Inicialmente Paulo Kroeff apresentou a realidade no estado e parabenizou o CMPD do município pelo trabalho realizado, segundo Kroeff "dentro do Rio Grande do Sul apenas 46 municípios possuem conselho constituído e a dificuldade para realizar o trabalho nos municípios que não possuem a representação é imensa, pode-se dizer que Carazinho é referência no estado com resultados efetivos da atuação do conselho e um trabalho sério e comprometido das entidades envolvidas."

Durante a reunião também foi sugerido pela Presidente do CMPD Lizandra Sandri, a criação de uma Legislação Municipal que somente autorize novas obras a estabelecimentos que contemplem acessibilidade, segundo Lizandra, essa será a única forma de resolvermos definitivamente a questão e posteriormente é preciso pensar nos prédios já existentes como o caso do INSS que foi construído há 40 anos.

Em específico a acessibilidade às pessoas com deficiência, idosos, obesos e gestantes ao prédio do INSS, foi discutido propostas que serão analisadas por todos, dentre elas se destacaram a idéia da venda do Prédio e construção de uma nova sede, por se tratar de um imóvel nobre na cidade que com certeza possui um valor venal de mais de dois milhões de reais e a reforma está orçada num valor superior a isso. A construção de uma rampa de acesso e a instalação de um elevador ficou acordada entre os presentes que no dia 25 de fevereiro, às 08h 30min, na sede do CMPD, será realizada outra reunião onde será constituída uma comissão que irá discutir a melhor alternativa e a proposta será levada a direção do INSS.

A presidente Sandra Citolin ressaltou que o que motivou a reunião foi às constantes reclamações quanto ao acesso ao INSS, já que as pessoas que procuram a unidade são idosos, gestantes e pessoas com alguma doença, encima dessa demanda organizamos essa reunião para em parceria chegarmos à melhor alternativa para proporcionar acessibilidade igualitária a todos os serviços do INSS. Após resolver essa demanda pretendemos dar continuidade aos trabalhos auxiliando o CMPD em adequar os prédios públicos seguindo o exemplo do Legislativo que possui acessibilidade e foi planejado nesse sentido.