Notícias

Currículo dos homenageados na sessão solene comemorativa aos 80 anos de Carazinho

1 min atrás

A sessão irá se realizar na noite de hoje, 18, ás 20h, no plenário do Legislativo Municipal e marca o inicio das comemorações dos 80 anos de Carazinho, segue a baixo o currículo dos homenageados neste ano.

Indicados pelo Executivo

 

ALVARO MOISES SANA - Título Cidadão Honorário de Carazinho

 

Nasceu em Muçum-RS, em 6 de fevereiro de 1946, tem 64 anos de idade e é casado com a professora Cidi T. Kraemer Sana, há 44 anos. O casal gerou dois filhos: Alan que é fisioterapeuta e atua em Carazinho e Denis que é biólogo e trabalha em projetos de preservação no Mato Grosso do sul.

Atuou na Administração Pública de Carazinho como vice-prefeito de Ernesto Keller, Diretor Administrativo, Presidente do Conselho Municipal de Transito, durante a gestão 73/77, em cujo período atuou permanentemente como Prefeito Municipal em 17 oportunidades, governando o Município por, aproximadamente, três meses. Foi Coordenador Geral do Centro Social Urbano do Bairro Conceição e exerce, há dois anos, o cargo de Secretário Municipal de Administração nomeado pelo prefeito Aylton.

 

No setor privado exerceu atividades profissionais em Indústrias Reunidas Planaltina S/A, em diversos setores até dirigir a contabilidade; no Parque Industrial Carazinho S/A, como tesoureiro; na Torrefação e Moagem de Café Juriti Ltda., como gerente, cujo período transferiu a fábrica de Não Me Toque para Carazinho; na empresa Agro-Avião, Importações e Exportações, como Inspetor de Vendas e Gerente de Distribuição, ocasião em que foi montada, em Carazinho a primeira máquina Clayson que hoje é fabricada em Curitiba; na Lavrofértil Produtos para Lavoura Ltda como diretor da firma Proter, Produtos e Técnicas para Agricultura Ltda.

 

No magistério, na educação e nas comunicações teve atuação como professor de contabilidade industrial e Estudos de Problemas Brasileiros no Curso Técnico de Contabilidade do Colégio Aparecida. Ministrou mais de cem palestras para jovens, famílias e casais. Fez comentários nas emissoras de rádio e televisão locais, escreveu para os jornais Diário da Manhã , O Noticioso, O Nacional e para  Jornal Cidade.

Atua na Comunidade, desde 1961. Ao longo de cinqüenta anos presidiu o Grêmio Estudantil La Salle, a união Carazinhense de Estudantes, a Câmara Júnior, a Fundação Beneficente Padre João, (Hospital Operário), o Partido Democrático Social e a APM do Colégio Aparecida. Foi Vice-Presidente da Câmara Junior do Brasil durante a gestão Nova Era. Integrou o Conselho de Segurança Pública e o Grupo de Planejamento Estratégico da ACIC. Compôs o Conselho Municipal de Saúde por, aproximadamente 10 anos e o Conselho Consultivo do Hospital de Caridade por designação da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Carazinho, tendo assumido a presidência da OAB, eleito por seus pares, em 2003 e exercendo até 2006. Participou de inúmeras diretorias de entidades sociais, religiosas, recreativas, culturais e políticas dando, desta forma, sua contribuição ao desenvolvimento do Município.

Em Carazinho, foi aluno do Ginásio La Salle e formou-se técnico em contabilidade no mesmo educandário. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo com diversas especializações em direito tributário, constitucional e de família. Exerceu a advocacia, em Carazinho, por trinta anos, com ênfase nas áreas de família e sucessões, previdenciária, comercial, trabalhista e em assessoria jurídica a câmaras municipais com oito anos de atuação no Legislativo de Santo Antônio do Planalto

 

ANTONIO BATISTA PORTES - Comenda o Bombeador

 

Antonio Batista Portes. Nasceu em Carazinho no dia 28 de abril de 1925. Filho de Antero de Oliveira Portes e Universina Portes. Casado com Lélia Vargas Portes tem quatro filhos: Guacira Portes Corrêa, Jussara Weissheimer, Nilton Portes, Kleber Portes e cinco netos: Eduardo Weissheimer, Luís Fernado Weissheimer, Naiana Lang Portes, Thayná Portes Correa e Iton Langortes.

Não teve uma instrução produzida pela freqüência em Escola, mas pelo seu esforço, dedicação e satisfação, pelo que fazia, tornou-se um autodidata em tudo que realizou. Com apenas 12 anos seu primeiro emprego foi no Frigorifico Nacional Brasileiro, passando após a ajudante de foguista de locomóvel da Madeireira Feldmann.

Em 01 de junho de 1941 iniciou na Firma Fritz Cia. Ltda, onde iniciou na empresa como auxiliar de serviços gerais e ao longo do 34 anos, evoluiu e tornando-se sócio proprietário, se aposentou em 4 de agosto de 1969.

Em 02 de janeiro de 1975, iniciou comercio, de serviços e fabricação de metais, tendo como filosofia a qualidade e garantia dos serviços  na qual permaneceu 36 anos.

Foi Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos;

Presidente do Círculo Operário;

Integrante da comissão de fundação do Hospital Operário;

Delegado da Confederação de Sindicatos Metalúrgicos.

 

Indicados pelo Legislativo

 

NADJA HARTMANN - Destaque Jornalístico

 

1.0 - DADOS PESSOAIS

1.1 - Nome: Nadja Hartmann

1.2 - Filiação: Paulo Waldir Petry Hartmann e Diva Teresinha Hartmann

1.3 - Data de Nascimento: 04 de fevereiro de 1965

1.4 - Naturalidade: Carazinho

1.5 - Nacionalidade: Brasileira

1.6 - Estado Civil: Casada

1.7 - Endereço: Av. Flores da Cunha, 1208. Apto:01. Carazinho. Fone: 331-3173

1.8 - Profissão: Jornalista

2.0 - FORMAÇÃO ACADÊMICA:

2.1 - Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo Impresso, Radiofônico, Televisionado e Cinematográfico pela Faculdade de Comunicação da Pontifica Universidade Católica - PUC/RS em agosto de 1986. Trabalho de Conclusão: " O papel da Zero Hora na luta dos colonos sem terra da Fazenda Annoni". Orientador: Prfa. Dra. Christa Berger.

2.2- Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Social - Trajetórias e Perspectivas" pela Universidade de Passo Fundo. Junho de 1997. Orientação: Prof. Dr. Dirceu Lopes

2.3- Mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica na área de Comunicação, Cultura e Tecnologia com ênfase na linha de pesquisa de Cultura Midiática e Tecnologias do Imaginário

3.0 - ATIVIDADES PROFISSIONAIS

3.1 - Estagiária no Departamento de Imprensa e Relações Públicas da

Fundação Estadual do Bem Estar do Menor - FEBEM, em Porto Alegre. Período: agosto de 1985 a junho de 1986

3.2 - Repórter, Editora e Redatora da RBS TV Passo Fundo. Período: Agosto de 1986 a janeiro de 1992

 3.3 - Redatora do Departamento de Criação e Produção da Agência Dirton Propaganda em Carazinho. Período: março de 1987 a julho de 1990

3.4 - Chefe de Redação do jornal Diário da Manhã de Carazinho. Período: maio de 1996 até março de 2009

3.5 - Articulista política do jornal Diário da Manhã de Carazinho. Período: março de 2003 até os dias atuais

3.6 - Apresentadora e entrevistadora do Programa Realidade da Rádio Diário AM de Carazinho. Período: outubro de 2002 até os dias atuais

3.7 - Editora do Núcleo de Especiais da Rede Diário da Manhã de Jornais. Período: março de 2009 até os dias atuais

3.7 - Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Passo Fundo nas disciplinas de Assessoria de Imprensa, Jornalismo Rural, Jornalismo Sindical. Período: de março de 2003 até julho de 2007

3.8 - Professora orientadora de monografias de graduação na área de Assessoria de Imprensa.

3.9 - Diretora de Comunicação da Associação Comercial e Industrial de Carazinho - ACIC

 

VALENTINO FERRARI JUNIOR - Cidadão Emérito de Carazinho

 

Nome: Valentino Ferrari Junior

Filiação: Valentino Ferrari e Noemia Siveris Ferrari

Data Nascimento: 09.08.1964

Local: Carazinho - RS

Nome Esposa: Josete Ferrari

Filhas:  Rafaela           Ferrari (agronôma)    e          Eduarda          Ferrari (estudante)

Escolaridade: Superior

Profissão:        Profissional     Liberal Ciências          Exastas            e Empresário ramo de máquinas, equipamentos e insumos para agropecuária.

Social: Vice Presidente Clube Comercial de Carazinho, Ex Membro do Lions Clube Carazinho Glória onde exerci os cargos de secretário, vice presidente e presidente.

 

HERNILDO LUIZ DALLAZEN - Cidadão Honorário de Carazinho

 

Nascido aos 19 de Agosto de 1942, na cidade de CAÇADOR/ SC, filho de Augusto Dallazen e Carmelina Sabadin Dallazen, falecidos. Mudou-se para Carazinho/RS em fevereiro de 1959 com 17 anos de idade onde veio em Companhia dos tios Belemino e Genoveva Sabadin para morar e trabalhar na Empresa de Ônibus dos mesmos, desempenhando várias funções e permanecendo ali até Maio de 1976. Em Março de 1971 casou-se com Jussara Maria Scherer Dallazen e tiveram dois filhos; Fabiano Dallazen promotor de Justiça na Comarca de Porto Alegre e Lizana Dallazen, psicanalista e mestre em Psicologia Clinica pela USP de São Paulo atuando também em Porto Alegre.

HERNILDO L DALLAZEN, desempenhou várias atividades profissionais e Sociais na cidade de Carazinho.: Após os 17 anos trabalhados na Empresa Aviação Águia Branca, foi trabalhar na Cooperativa Tritícola de Carazinho, como Gerente dos Transportes Coopera permanecendo na função por 12 anos marcando ali sua presença com grande desenvoltura e conhecimento.Após este período à convite da Empresa Brasdiesel S.A, iniciou uma nova etapa na sua vida exercendo a função de, gerente de vendas de caminhões que permaneceu até outubro de 1992, quando então em 1 ° de janeiro de 1993 á convite do Saudoso Prefeito eleito na época IRON ALBUQUERQUE, assumiu o cargo de Secretario de Obras do Município , somente exonerando-se do cargo dois anos depois em Dezembro de 1994 para então assumir a função no ramo de Transportes junto a COTRIJAL em Não Me Toque, permanecendo lá até os dias de hoje.

Ao longo destes anos dedicou-se a ajudar de uma maneira muito discreta em vários setores da comunidade, na maioria das vezes em prol daqueles menos favorecidos.

Como membro da Câmara Junior do Brasil desde 1975 exerceu várias funções.

Em 1979 e 1980 foi presidente do capítulo e coordenou várias comissões de trabalhos na comunidade, como: Festival do Chopp, Lavoura Comunitária e campanha do Papel e Plástico onde foram angariados valores e construídas as sedes dos Núcleos da Vila Princesa e Esperança para o CEBEM -CENTRO DO BEM ESTAR DO MENOR, programa do Governo Federal que atendia cinco núcleos na cidade, totalizando um atendimento em média de 1.200 crianças com idade de 7 a 14 anos..

Exerceu a vice presidência e Presidência por oito anos do CIMCA -CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MENOR CARAZINHENSE., a entidade esta jurídica mantedora do CEBEM e LAR DA MENINA estando sempre envolvido com estas entidades em companhia da professora Sra Odila Fratini.

Após esta época estas entidades foram remanejadas aos cuidados da Pref. Municipal da Cidade bem como os imóveis construídos. Na escola N.SRA. APARECIDA, onde sempre estudaram seus filhos foi vice presidente e Presidente durante 5 anos da ASSOC. DE PAIS E MESTRES.

Foi presidente da Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus por duas gestões. Além destas atividades de presidências e vice-presidências, foi participante atuante em muitas atividades relativas a festividades das Comunidades religiosas Como Festeiro nas Paróquias Bom Jesus, Glória, e Patronato Santo Antonio.

Durante longos anos foi participante assíduo nos Movimentos de Igreja como O Encontro de Casais em Cristo como coordenadores de equipes de trabalho.

 

NILVO VIEIRA SARMENTO (CASTELINHO) -  Comenda o Bombeador

 

Nascido em 27/12/1944 em Carazinho-RS, filho de Belarmina e João Vieira Sarmento, casado com Lourdes Cabral Sarmento e pai de: Sandra, Jareston, Solange, Jackson e Jonatã. Concluiu o Ensino Fundamental em Santa Catarina, onde viveu sua infância trabalhando na roça. Exerceu várias atividades ao longo de sua vida, entre    elas:            desenhista, plantador            de        café, algodão, foi

carpinteiro, servente de pedreiro, músico, trabalhou em parque de diversões,teatro e circo.

Em Julho de 1981, a convite do então gerente da Rádio Carazinho e hoje atual prefeito de Carazinho, Aylton de Jesus Magalhães, estreava um programa sertanejo com duração de 25 minutos, chamado

Brasil Sertanejo.

Em Março de 1982 inaugurava o Complexo Gazeta de Rádio, e a convite do gerente Egon Elias Zir e do diretor presidente Iron Louro Baldo Albuquerque, Castelinho iniciava uma nova trajetória profissional, tendo sido a segunda voz ouvida pelas ondas dos 670 da Gazeta.

Com o passar dos meses inaugurava a Rádio Gazeta de Tapera e Castelinho passou a acumular funções em duas rádios.

De 1983 a 1987, Castelinho figurou no elenco de comunicadores da Rádio Passo Fundo sem deixar a Gazeta e concomitantemente fazendo programas na Rádio Blau Nunes de Santa Bárbara do Sul.

Em 1986 inaugurava a Rádio Gazeta de Porto Alegre,Castelinho teve que abrir mão da Rádio Blau Nunes para se dedicar a Gazeta de Carazinho e Porto Alegre.

Constam ainda na vida profissional de Castelinho as rádios: Erechim de Erechim-RS, Rádio Progresso de Novo Hamburgo-RS, Rádio São Gabriel de São Gabriel-RS.

Ao longo de sua carreira profissional recebeu mais de 50 prêmios oferecidos pelas seguintes instituições:

- ARI (Associação Rio Grandense de Imprensa)

- Podium Pesquisas;

- Classic Pesquisas;

- Líder Pesquisas;

- Qualidata Pesquisas;

- Metodus Pesquisas.

Ressaltando que todos os prêmios referem-se à liderança de audiência, que nunca foram inferiores a 80%.

 O recorde de audiência é medido não só pela quantidade de ouvintes, mas principalmente pelo número de patrocinadores que sempre compraram      a          credibilidade  do        nome Castelinho        e          seu      poder            de comunicação. Castelinho tem orgulho de ter apresentado para Carazinho e região os seguintes nomes de destaque nacional:

- Leandro & Leonardo;

- Guilherme & Santiago;

- Amado Batista;

- Milionário & José Rico;

- João Mineiro & Marciano;

- Irmãs Galvão;

- Beth Guzzo;

- Sula Miranda;

- Teodoro & Sampaio, entre outros.

Hoje graças à globalização, Castelinho através da internet é ouvido e recebe e-mails de todo o Brasil, inclusive de países como: China, Portugal, Itália, Alemanha, Uruguai e outros.

Passados 30 anos de atividades em radiodifusão o que fica é a certeza de que Castelinho cumpriu o verdadeiro papel de comunicador, que é: o serviço de utilidade pública.

 

PEDRO LUIZ LIMA (CORONEL LIMA) - Comenda o Bombeador

 

I- IDENTIFICAÇÃO:

- NOME: PEDRO LUIZ LIMA  

- POSTO: CEL QOEM

- NATURALIDADE: GETULIO VARGAS

- NASCIMENTO: 10 FEVEREIRO DE 1955

- INCLUIU NA BM COMO ALUNO OFICIAL EM 09 FEV 76 NA APM, SENDO

DECLARADO ASPIRANTE OFICIAL EM 1978;

- EM 21 ABR 07, FOI PROMOVIDO AO POSTO DE CORONEL

II - CURSOS QUE POSSUI:

- CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS, CONCLUÍDO EM 1978;

- CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICIA, CONCLUÍDO EM 1986;

- CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS, CONCLUÍDO EM 1997;

- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLICIAMENTO E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA, CONCLUÍDO E 2001;

- CURSO DE ANALISTA CRIMINAL, CONCLUÍDO EM 2002;

III - CONDECORAÇÕES RECEBIDAS:

- MEDALHA DE SERVIÇO POLICIAL MILITAR, CATEGORIA BRONZE, RECEBIDA EM 1988;

- MEDALHA DE DEFESA CIVIL, RECEBIDA EM 1996;

- MEDALHA DE SERVIÇO POLICIAL MILITAR, CATEGORIA PRATA, RECEBIDA E 1986;

- MEDALHA ESTRELA DE RECONHECIMENTO, NO GRAU DE ESTRELA DE OURO, RECEBIDA EM 2004;

- MEDALHA CORONEL OCTAVIO FROTA, NO GRAU ESPECIAL MÉRITODO SERVIÇO DE POLICIA OSTENSIVA, RECEBIDA EM 2006;

 

- MEDALHA DE SERVIÇO POLICIAL MILITAR, NA CATEGORIA OURO,

RECEBIDA EM 2006;

- MEDALHA DO MÉRIOT DO POLICIAMENTO RODOVIÁRIO, NO GRAU

GRANDE MÉRITO, RECEBIDO EM 2007;

- MEDALHA DO GRANDE MÉRITO DO SERVIÇO DE BOMBEIROS,

RECEBIDA EM 2008.

- MEDALHA CEL ATILO CAVALHEIRO ESCOBAR, NO GRAU GRANDE

CAVALEIRO, RECEBIDA EM 2008.

IV - PRINCIPAIS FUNÇÕES DESEMPENHADAS:

- DE 1978 A 1981, SERVIU COMO OFICIAL SUBALTERNO NO 1° BPM/POA;

- DE 1981 A 1982, SERVIU COMO OFICIAL SUBALTERNO NO 3°

BPM/NOVO HAMBURGO;

- DE 1982 A 1988, RETORNOU AO 1° BPM/POA, COMO OFICIAL

SUBALTERNO;

- DE 1989 A 1995, DESEMPENHOU AS FUNÇÕES COMO CAPITÃO

COMANDANTE DO ESQUADRÃO EM CARAZINHO E EM PASSO FUNDO,

RESPECTIVAMENTE;

- DE 1995 A 1998, EXERCEU AS FUNÇÕES NA CASA MILITAR;

- DE 1998 A 2000, EXERCEU AS FUNÇÕES, COMO MAJOR, DE SUB

COMANDANTE E COMANDANTE DO 2° RPMON EM SANTANA DO LVT°;

- DE 2000 A 2001, EXERCEU AS FUNÇÕES, COMO MAJOR, DE SUB CMT

DO 1° BPM/POA;

- DE 2001 A 2002, EXERCEU AS FUNÇÕES COMO MAJOR, DE CHEFE DE

PESSOAL NA AJUDÃNCIA GERAL;

- DE 2002 A 2003, EXERCEU AS FUNÇÕES, COMO MAJOR, DE CHEFE DO

CPM, EM CANOAS;

- DE 2003 A 2004, EXERCEU AS FUNÇÕES, COMO MAJOR, DE CH DO

CENTRO DE MOTO MECANIZAÇÃO, EM POA;

- DE 2004 A 2007, EXERCEU AS FUNÇÕES, COMO TENE CEL, DE

COMANDANTE DO 3° RPMON, EM PASSO FUNDO;

-           DE 2007 A 2008, EXERCEU AS FUNÇÕES, COMO CORONEL, DE

COMANDANTE DO COMANDO RODOVIARIO DA BM;

 

- ATUALMENTE É COMANDANTE DO CRPO PLANALTO EM PASSO FUNDO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×