2011, Ano do SESQUICENTENÁRIO DE CARAZINHO.

O Vereador Gilnei Jarré propôs Projeto de Lei com objetivo de instituir no calendário oficial do Município e no ano de 2011, o "ANO SESQUICENTENÁRIO DA CIDADE DE CARAZINHO".  O Vereador Jarré realizou tal proposição embasada em estudos realizados pelos Mestres em História Silvana Moura e Ney Eduardo Possapp D Avila que há 20 anos pesquisam e estudam a história do Município.

Os historiadores citam a significância do livro As Missões Orientais e seus Antigos Domínios, de autoria de Hemetério José Velloso da Silveira, no qual a primitiva povoação de Carazinho é assim descrita: "Conhecemos a localidade em 1861 e 1865 em duas viagens de ida a Passo Fundo e volta a Cruz Alta. Há esse tempo não tinha mais de quatro casas, distanciadas entre si, sendo residências de outros tantos proprietários. Uma delas na descida de um atalho para arroio era de negócio e pertencia a Sebastião Camargo, o qual então pensava em fundar uma freguesia. Mas o primeiro passo seria a edificação de uma capela, que conforme a legislação tivesse o competente patrimônio ou passal".