ULBRA expõe projeto para executivo, legislativo e entidades de Carazinho

Na manhã desta terça-feira (17) reuniram -se na prefeitura o executivo, representantes do legislativo e de demais entidades (OAB, Sindicato Rural, Secretariado Municipal, ACIC e representantes da Indústria e Comércio) para a apresentação do "Projeto de Capacitação e Consultoria – Indústria, Comércio e Prestação de Serviços: Juntos faremos o melhor", da ULBRA – Carazinho. Uma ação pensada e oferecida em conjunto e, com o objetivo de qualificar o maior número empresas no setor urbano e dos agronegócios.

Entre as metas de qualificação apresentadas estão: tornar os setores da economia do município mais competitivos no mercado; elevar os níveis de emprego e renda de forma sustentável; reduzir as dificuldades e a taxa de mortalidade das pequenas e micro empresas, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicos nas micro e pequenas, desenvolver planos e estratégias de marketing, bem como alavancar as agroindústrias. O projeto já esta sendo colocado em prática em três municípios da região: Chapada, Sarandi e Tapera. A proposta agora é iniciar em Carazinho.

O professor Mário César Taietti, falou da importância das entidades entenderem o projeto, participarem ativamente e passarem adiante esta idéia. A coordenadora dos Cursos Tecnológicos, Mari Salete Taietti, ressaltou que “essa iniciativa capacita pequenos e micro empresários, funcionários e gerentes. E, ainda acompanha por dois anos a empresa ou até que se chegue no resultado esperado. É necessário alavancar estas empresas e diminuir a mortalidade delas”, destaca.

A proposta, que prevê duas ações: uma para o meio rural e outra para a cidade, pretende dar condições de gerir sem depender de terceiros, e, acredita que o executivo é o principal articulador de interesse e o meio facilitador para os pequenos empreendedores. O prefeito, Aylton Magalhães, chamou a atenção para a dimensão do projeto. “Estamos aí como motivadores. Eu acredito nas micro, pequenas e médias empresas e acho que o município tem que procurar abrir horizontes para a sua gente”, complementou.

Se aprovado, o projeto primeiramente fará um diagnóstico individual de cada empresa e cada propriedade rural a ser atendida, sendo que, para isso conta com aproximadamente 80 profissionais (especializados em todas áreas)  e mais os alunos dos cursos envolvidos no projeto, para darem a continuidade ao trabalho proposto pela universidade. O diretor da ULBRA, Valdemar Sjlender, frisar que não pretendem substituir nenhum outro projeto, pois um pode tranquilamente complementar o outro.