Março Laranja poderá ser incluído no Calendário Oficial do Município

13/02/2019 10:30:00

Carazinho poderá incluir no calendário oficial um mês de prevenção e combate ao bullying escolar: o “Março Laranja”. A proposta é do vereador Gian Pedroso e está em tramitação na Câmara de Vereadores. O objetivo é promover, tanto em âmbito escolar quanto na sociedade, o debate sobre o tema, estimulando campanhas educativas e informativas, bem como a sensibilização, o diagnóstico e a prevenção. As atividades devem envolver a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas áreas da educação e da proteção à criança e ao adolescente.

O bullying escolar é caracterizado por todo ato de violência física ou psicológica, intencional e recorrente, praticado por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas no ambiente escolar, com o intuito de intimidá-la, agredi-la ou discriminá-la, caracterizando um processo de vitimização em uma relação assimétrica de poder entre as partes. A escolha do mês de março se deve ao fato de marcar o início do ano letivo e a cor laranja representa a tolerância, cordialidade, gentileza e afetividade. O símbolo da campanha, assim como as demais, será a fita laranja.

O vereador lembra que o município já realiza campanhas neste sentido, porém, sem ainda estar incorporada ao calendário oficial. Ele tem certeza de que a medida servirá para ampliar a visibilidade do assunto e colocá-lo em destaque, devido a sua extrema relevância social já que são notórias as repercussões na vida da vítima, seja enquanto criança ou adolescente ou quando adulto.

Imagem Meramente Ilustrativa
Vereador Gian Pedroso