Projeto de lei quer liberar entrada de animais de estimação em estabelecimentos de saúde

06/02/2019 11:00:00

Já está tramitando na Câmara de Vereadores de Carazinho o Projeto de Lei nº 004/19, de autoria do vereador Ivomar Tomate de Andrade, que dispõe sobre a liberação de entrada de animais de estimação nos estabelecimentos de saúde da rede pública e privada para visitas a pacientes internados. Uma lei semelhante já está em vigor no município de Bento Gonçalves.

De acordo com a proposta, o ingresso de animais deverá ser agendado junto à administração do hospital, respeitando a solicitação do médico, os critérios estabelecidos pela instituição e observar os dispositivos da lei. Para a visitação, os animais deverão apresentar laudo veterinário atestando as boas condições de saúde do animal, acompanhado da carteira de vacinação atualizada, com a anotação da vacinação múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão.

O vereador Tomate revela que a proposta pretende promover a melhora no quadro de saúde de pacientes que passam por tratamentos, pois é comprovado cientificamente que a terapia com animais podem ajudar na melhora do paciente. “Falar hoje de um animal de estimação é falar de um integrante da família. A Terapia Assistida por Animais (TAA), desenvolvida em diversos locais do mundo traz um resultado extraordinário e tem contribuído para a melhora do quadro de saúde do paciente”, justifica.

Acredita-se que os animais podem ser usados como agentes facilitadores no tratamento, promovendo o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. A matéria segue para análise dos vereadores.

Acesse o projeto completo em: http://bit.ly/2BKl3Ac

Foto Meramente Ilustrativa